Chuvas no RS: duas semanas depois, foco na reconstrução

Chuvas no RS: duas semanas depois, foco na reconstrução

Poder público e sociedade civil reúnem esforços para ajudar as cidades atingidas pelas enchentes

Taline Oppitz

Vice-governador Gabriel Souza transferiu seu gabinete para região do Vale do Taquari

publicidade

Praticamente duas semanas após a enchente que devastou municípios gaúchos, o foco é na reconstrução das cidades, especialmente as do Vale do Taquari, região mais atingida. Segundo o vice-governador, Gabriel Souza (MDB), que transferiu seu gabinete para o local, visando intensificar ainda mais os trabalhos, foi criado o Comitê Técnico de Apoio ao Restabelecimento e à Reconstrução dos Municípios, que reúne 14 secretarias e órgãos de governo. As articulações ocorrem em diversas frentes.

Na sexta-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) se reuniu com deputados da bancada gaúcha. Na pauta, a discussão de medidas de apoio aos municípios afetados. Leite apresentou as ações realizadas e solicitou apoio da bancada na articulação com a Câmara dos Deputados e com o governo federal.

O fim de semana foi marcado ainda pela atuação de voluntários. De acordo com o Executivo, mais de quatro mil voluntários participam do processo de reconstrução das cidades de Roca Sales e Muçum. A rede de apoio foi cadastrada por uma força-tarefa das prefeituras e do governo do Estado.

O caminho a ser percorrido é longo e desafios, como os locais de reconstrução de casas que foram varridas do mapa, terão de ser enfrentados com muita negociação e diálogo.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895