Começa a transição na Assembleia Legislativa

Começa a transição na Assembleia Legislativa

Gabriel Souza (MDB) deixa a presidência para Valdeci Oliveira (PT) assumir

Mauren Xavier (interina)

Eduardo Leite recebe o convite de posse do próximo presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira

publicidade

A reunião da mesa diretora na manhã de hoje dará início oficialmente ao processo de transição na presidência da Assembleia Legislativa. A posse marcada para o dia 31 de janeiro, às 15h, marca uma mudança representativa. Deixa o cargo o deputado estadual Gabriel Souza (MDB), que mostrou ter uma grande convergência com o governador Eduardo Leite (PSDB), o que ficou explícito nas recentes manifestações dele sobre o emedebista, como quando este assumiu interinamente o cargo de governador. No seu lugar, assume o deputado Valdeci Oliveira (PT), partido que integra a oposição ao governo.

Ontem, ele esteve pessoalmente no Palácio Piratini para entregar o convite da posse ao governador. “Farei um mandato republicano frente à presidência do Parlamento gaúcho, independentemente das questões partidárias. E nada me afastará disso”, afirmou Valdeci a Leite, que disse não esperar outra coisa do parlamentar. “Conversar ainda é o melhor caminho", complementou o petista. É verdade que a parte mais difícil da pauta do Executivo estadual já foi vencida no Legislativo, como os processos de privatização e reformas.

Com o fim do recesso e o retorno das atividades parlamentares, já sob influência da discussão eleitoral, encontram-se apenas dois projetos do Executivo com urgência. Um deles, o que trata do plano de carreira do nível médio da Brigada Militar, vai exigir atenção. O governo encaminhou o projeto no final do ano passado, mas não conseguiu acordo para colocá-lo em votação em 2021. O prazo fatal para votação é dia 16 de fevereiro.

Em tempo: o avanço do contágio de Covid-19 também deverá entrar na discussão na reunião da mesa diretora da Assembleia. A posse, por exemplo, deverá ter restrições de público. “Será uma posse com transmissão remota. E no plenário, seguiremos rigorosamente todos os protocolos sanitários”, disse Valdeci.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895