Começou o primeiro round no MDB

Começou o primeiro round no MDB

Alceu Moreira lançou sua pré-candidatura e fez acenos ao PSDB de Leite

Mauren Xavier (Interina)

Ao lado de Fogaça, Alceu Moreira teve encontro com Eduardo Leite no Palácio Piratini

publicidade

O presidente estadual do MDB, Alceu Moreira, deu a largada para o primeiro embate interno no MDB. Ao lançar carta e destacar a importância da continuidade do projeto iniciado pelo ex-governador José Ivo Sartori e pelo atual, Eduardo Leite (PSDB), Moreira tentou se assegurar à frente do que chamou “terceiro ciclo”. E que, se escolhido, buscará reafirmar os princípios de harmonia e fidelidade “à atual coligação de governo”.

E para confirmar o movimento, inclusive, encontrou-se com o governador nesta segunda-feira, no Piratini. Ao mesmo tempo, Leite, por sua vez, não poupou elogios, novamente, ao presidente da Assembleia, Gabriel Souza, que também está na disputa interna da sigla a escolha do nome que guiará o partido. A troca de gentilezas entre Leite e Gabriel ficou evidente, durante o encerramento do projeto “RS Pós-

Pandemia”, que na verdade representou uma prestação de contas da atual presidência do Legislativo. Inclusive, Leite disse que o resultado do projeto “é um portfólio de soluções” e que pode auxiliar os que pretendem participar da eleição deste ano.

À coluna, sobre a disputa interna, Gabriel Souza disse que não vê problemas na prévia, e que o partido já realizou o processo em outros casos e saiu vitorioso na disputa final. Internamente, algumas alas ainda tentam achar um entendimento para evitar uma disputa até o dia 3, prazo final para as inscrições na prévia. Para isso, é preciso que alguém recue das intenções de disputar. Segundo Alceu Moreira, na política “tudo é possível”. Outra situação ventilada era o adiamento da prévia, o que tanto Alceu como Gabriel consideram muito difícil pelo curto prazo. Por enquanto, esse é apenas o primeiro round. 

Em tempo (1): No roteiro ao longo do dia desta segunda, Alceu Moreira também encontrou-se com lideranças de outros partidos da base, como o União Brasil (que está em formação) e o PSD, para ampliar as articulações. Outro encontro foi com os integrantes do Cidadania, como o presidente estadual da sigla, Cesar Baumgratz, e a deputada estadual Any Ortiz. 

Em tempo (2): Que conste, a prévia do MDB, no dia 19 de fevereiro, não é meramente indicativa. Consta no regimento que “o candidato mais votado na consulta prévia terá assegurada a homologação de seu nome como candidato do partido ao cargo de governador, que será proclamado na Convenção Estadual, em julho/agosto”. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895