Desabafo evidencia fragilidade no MDB

Desabafo evidencia fragilidade no MDB

Em áudio, prefeito Sebastião Melo narrou os acontecimentos que levaram ao fim da prévia do partido

Mauren Xavier (interina)

Melo chega ao terceiro ano à frente da prefeitura de Porto Alegre

publicidade

O desabafo do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, por meio de áudio, compartilhado no WhatApp, neste domingo, apenas evidenciou a atual fragilidade no MDB. Em uma manifestação de quase 10 minutos, Melo narrou os acontecimentos da última quarta-feira, que resultaram no esvaziamento da prévia, que buscava definir o nome para a disputa ao governo do Estado, marcada para 19 de fevereiro.

O prefeito detalhou o que já era de conhecimento público, como o momento de instabilidade nacional do partido - que inclusive discute a possibilidade de formar uma federação partidária - e também local, com o acirramento do clima entre os pré-candidatos postos, deputado federal Alceu Moreira e o deputado estadual Gabriel Souza. Até aí não houve novidade.

A questão do desabafo foi diante da reação posterior de integrantes do MDB de que o movimento de pedir para que Moreira e Gabriel não fizessem as suas inscrições teria sido atribuído a Melo, como visto em algumas publicações nas redes sociais. “Fui um mediador precário de um processo. O acordo foi coletivo. Acho injustiça fazer isso comigo”, diz o prefeito em trecho do áudio, complementando, que, em uma próxima ocasião, avaliará a sua participação em alguma situação similar.

Um dos maiores partidos do Estado e que esteve como protagonista nas últimas eleições ao Palácio Piratini, inclusive vencendo a disputa em quatro ocasiões, o MDB se vê, nesse momento, fragilizado, interna e externamente. Afinal, como um partido que não está, no mínimo, alinhado entre os seus vai discutir o protagonismo? Nesse momento, achar novamente a rota torna-se o maior desafio.

Em tempo (1): Pesquisa interna realizada pela equipe do deputado Alceu Moreira indicava a sua vitória na prévia, mesmo com uma margem muito pequena. Mostra que a disputa seria acirrada.
Em tempo (2): Ao lado do secretário estadual Edson Brum, Gabriel Souza participou no sábado de encontro do MDB de Camaquã, na Costa Doce. A pré-campanha continua. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895