Desfile e recados políticos no Dia da Independência

Desfile e recados políticos no Dia da Independência

Manifestação do presidente Lula está sendo estrategicamente construída

Taline Oppitz

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

publicidade

A manifestação do presidente Lula, nesta quinta-feira, 7 de setembro, está sendo cuidadosa e estrategicamente construída. Será a primeira fala de Lula para marcar a data da Independência do Brasil em seu terceiro mandato no comando do Palácio do Planalto. O dia da Independência é um dos elementos marcados por narrativas e pela tentativa de apropriação por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seus aliados e militantes.

A intenção do Planalto é a de utilizar a data para passar um recado político. Neste ano, também em função do episódio que manchou a história do país e levou o Brasil às manchetes internacionais com as invasões e atos de vandalismo, em 8 de janeiro, um dos focos será a defesa da união e da democracia brasileira

A manifestação de Lula será transmitida na noite de quarta-feira, véspera do Dia da Independência, em cadeia nacional de rádio e televisão. Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, o governo federal está trabalhando em um desfile com um novo modelo, mais conceitual, para passar uma mensagem e contar uma história.

Para tanto, Pimenta destacou que o ato contará com algumas inovações. Ele adiantou ainda que o desfile terá de ser mais ágil e mais curto, já que o presidente Lula embarca para viagem à Índia, onde assumirá a presidência do G20, no próprio dia 7, após a realização dos atos.

Em tempo: o esquema de segurança organizado para o desfile do Dia da Independência é similar ao colocado em prática na posse de Lula, em 1º de janeiro deste ano. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895