Eduardo Leite faz jogada dupla com MDB e União Brasil

Eduardo Leite faz jogada dupla com MDB e União Brasil

Articulações seguem às vésperas do período das convenções partidárias

Taline Oppitz

Leite é o pré-candidato do PSDB

publicidade

O União Brasil, um dos partidos mais cobiçados nesta eleição em função do tempo de rádio e TV, anunciará, no máximo até o início da próxima semana, seu rumo nas eleições deste ano ao Palácio Piratini. A projeção é do presidente estadual, Luiz Carlos Busato. Segundo o dirigente, já foram realizadas todas as rodadas de conversas com pré-candidatos que têm afinidades ideológicas com o UB. “As discussões agora são somente internas. Nesta sexta, ou, no máximo na segunda-feira, teremos nossa decisão”, disse, em entrevista ao programa ‘Esfera Pública’, da Rádio Guaíba.

Busato não titubeou ao afirmar, no entanto, que a tendência é a de aceitar o convite do pré-candidato do PSDB, Eduardo Leite, para indicar o vice na chapa. “Integramos o governo Leite em pastas estratégicas desde o início da administração. Meu nome é um dos principais cotados e Leite deixou clara esta sua preferência”, afirmou, mencionando que conversou com o tucano sobre o tema diversas vezes, sendo a última, nesta terça-feira.

A questão é que Leite, no encontro mais recente com líderes do MDB gaúcho, também ofereceu a vice aos emedebistas, que resistem em recuar do protagonismo com Gabriel Souza. O partido reunirá seu diretório estadual, neste domingo, às 10h, para tomar posição por meio do voto. O resultado, no entanto, salvo reviravolta totalmente inesperada, é a de manutenção da candidatura própria. Gabriel Souza não dará nenhuma sinalização em contrário. Emedebistas da velha guarda e até de alas distintas, porém, já sustentam que o desfecho da reunião do diretório servirá de indicativo e que a decisão definitiva será tomada apenas na convenção marcada para 31 de julho.

Até lá, as articulações para viabilizar a parceria seguirão. Se os movimentos emplacarem, o que está cada vez mais difícil, o União Brasil não será obstáculo e deverá abrir mão da vice para o MDB, garantindo a ampliação da aliança. 

Para garantir

Ao oferecer a vice também para o MDB, Leite aposta na compreensão do União Brasil, caso seja necessário, e visa deixar certa uma parceria. Como diz o ditado, melhor um pássaro na mão do que dois voando.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895