Eleições 2022: Filas e resultado mais tarde

Eleições 2022: Filas e resultado mais tarde

TRE-RS projeta apuração até às 22h do dia 2 de outubro

Taline Oppitz

TSE tem hoje cerca de 470 mil urnas

publicidade

A 21 dias do primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, preocupações com a data da ida dos eleitores às urnas estão se ampliando. Além da polarização no cenário nacional, que contamina os debates regionais, há outros fatores contribuindo para o sinal de alerta. Um deles é o tempo que cada eleitor deverá levar para votar, já que terá de digitar os números de cinco candidatos. Há ainda a proibição, pelo TSE, de que os eleitores entrem na cabine de votação com seus celulares, o que deve levar a discussões e resistências de alguns.

Considerando a situação, o secretário de TI do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Daniel Wobeto, acredita que deverão ocorrer filas nos locais de votação ao longo do dia, o que deve impactar na divulgação final dos resultados. No Rio Grande do Sul, a previsão oficial é a de que os veredictos das urnas sejam conhecidos por volta das 22h.

Em tempo: a votação paralela, que tradicionalmente ocorre no dia da eleição, ganhará uma atenção especial neste ano. Serão 27 urnas no prédio 30 da PUCRS e a simulação, para confirmar a segurança das urnas, terá transmissão via Youtube. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895