Eleições 2022: Segunda semana de campanha será marcada por estreia dos programas

Eleições 2022: Segunda semana de campanha será marcada por estreia dos programas

Campanha à moda antiga ainda parece estar engatinhando

Taline Oppitz

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Esta segunda-feira marca sete dias do início oficial da campanha eleitoral, a mais curta desde 1994. Até aqui, a movimentação é grande nas redes sociais, mas o clima de eleição ainda não chegou com força às ruas. Depois de uma disputa em meio à pandemia da Covid, em 2020, com as eleições municipais, a campanha à moda antiga, que envolve o corpo a corpo com os eleitores e o contato olho no olho, ainda parece estar engatinhando.

O clima deve mudar a partir desta sexta- feira, quando começarão a ser veiculados os programas eleitorais de rádio e TV e as inserções distribuídas ao longo das programações. Estas últimas, mais curtas, são consideradas bem mais eficientes para acessar o eleitorado. Antes classificados como decisivos, se a linha definida fosse acertada, os programas eleitorais agora dividem as atenções das coordenações de campanha com as estratégias colocadas em prática nas redes sociais, que, definitivamente, se profissionalizam e se tornaram um instrumento valioso, especialmente para os candidatos com tempos reduzidos no rádio e na TV. As táticas eleitorais também começarão a ficar mais claras a partir no início das veiculações no fim desta semana.

No caso de Eduardo Leite, que disputa novo mandato no Piratini, o foco será o seu governo e as realizações durante o tempo que comandou o Rio Grande do Sul. Alvo preferencial dos demais candidatos, Leite terá ainda de se defender das investidas tanto de representantes da direita, apesar de compartilharem muitas bandeiras, quanto da esquerda. Temas como as privatizações e a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal estarão entre as principais pautas.


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