Eleições de 2024 já mobilizam bastidores

Eleições de 2024 já mobilizam bastidores

Ricardo Gomes (PL) anunciou que tem interesse em seguir na chapa com Melo (MDB) para a prefeitura de Porto Alegre

Taline Oppitz

publicidade

As eleições gerais mal terminaram e o foco de lideranças políticas já está nas disputas municipais do ano que vem. As articulações nacionais em torno das composições de fusões e de federações são um exemplo, mas nos municípios, nos bastidores as negociações estão de vento em popa.

O caso mais avançado é o do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB). Melo sempre teve o sonho de ser prefeito e penou por anos para emplacar como candidato e conquistar o cargo. Agora, portanto, a regra é não perder tempo. O PL, do vice-prefeito Ricardo Gomes, já anunciou que seguirá apoiando o projeto encabeçado pelo emedebista e conversas já ocorrem com partidos como o PP. O próprio presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, afirmou ser uma prioridade a reeleição do prefeito na Capital e citou Gomes como provável vice da chapa em visita recente ao Estado. Publicamente, Melo contorna o tema afirmando que seu foco está nas ações da administração da cidade e que as eleições são apenas em 2024. 

Nesta semana, no entanto, o vice foi além. “Quando for o momento de tratar disso, vamos trazer nosso nome à chapa. Tenho a intenção de apoiar o prefeito e, se a circunstância permitir, continuar essa dobradinha”, afirmou Ricardo Gomes durante Assembleia de Verão da Famurs, em Xangri-Lá.

Ricardo Gomes participou da abertura oficial, que antecedeu o painel com o governador Eduardo Leite (PSDB), retornando a Porto Alegre em seguida. Ao ser questionado porque não permaneceria no restante do evento, Gomes respondeu seguido de um sorriso “a cidade tem pressa”.

Fórmula pode ser repetida

No campo da esquerda, considerando as eleições de 2024, o foco será o de sempre: a tentativa de formação de uma frente ampla.

A iniciativa foi viabilizada na disputa ao Piratini, com a união, especialmente, do PT, PCdoB, PV e PSol, que abriu mão do protagonismo com Pedro Ruas para fortalecer a candidatura de Edegar Pretto (PT). Por pouco, a parceria não deixa Eduardo Leite (PSDB) de fora do segundo turno.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895