Federação entre PP e União Brasil impactará na Assembleia Legislativa do RS

Federação entre PP e União Brasil impactará na Assembleia Legislativa do RS

Enlace dos dois partidos deverá ser confirmado em março

Taline Oppitz

publicidade

Nacionalmente, as cúpulas do PP e do União Brasil, representadas pelos presidentes Ciro Nogueira e Luciano Bivar, respectivamente, bateram o martelo para a formação de federação entre os dois partidos. O anúncio oficial ocorrerá em março.

Por ora, o estatuto único está sendo elaborado, assim como ocorrem articulações sobre quem comandará a união. Com a formalização da federação, os partidos ficam com suas estruturas, mas são obrigados a adotarem as mesmas posturas no Congresso Nacional.

Com o enlace confirmado, a federação terá 108 deputados federais e 15 senadores, ampliando seu peso político. 

Impactos no Rio Grande do Sul

A criação de federação entre o PP e o União Brasil terá desdobramentos nos estados. No Rio Grande do Sul, a união dos dois partidos elevará a bancada ao status de maior integrante da base aliada do governo Eduardo Leite (PSDB) na Assembleia, com dez parlamentares. São sete do PP e três do União Brasil.

Lideranças dos partidos no Estado avaliam que não devem ocorrer reflexos na ocupação de cargos de indicados no Executivo, mas defendem que, inevitavelmente, o peso político será outro. A expectativa é a de que, a partir da apresentação dos documentos, a Justiça Eleitoral leve cerca de 30 dias para avalizar a federação.

Em tempo: na nova definição das comissões, daqui a dois anos, os partidos terão três cadeiras na Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Assembleia.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895