Governo do RS depositará auxílio para famílias até o dia 28

Governo do RS depositará auxílio para famílias até o dia 28

Secretária estadual de Planejamento também afirmou que recursos da privatização da Corsan constarão no PPA, que será encaminhado em agosto à Assembleia do RS

Taline Oppitz

publicidade

O governo gaúcho irá depositar, até o dia 28, o auxílio emergencial para 1.726 famílias, de 22 municípios gaúchos, atingidas pelo ciclone extratropical que deixou rastro de destruição e 16 mortos no Estado, em 15 de junho. No total, serão disponibilizados R$ 4,3 milhões.

Segundo a secretária estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, os beneficiários receberão os créditos, de R$ 2,5 mil, por meio do Cartão Cidadão. O auxílio financeiro será viabilizado com recursos da Secretaria de Assistência Social e integra o programa Volta por Cima.

Em função da sequência de ciclones, antecedidos da estiagem, o programa foi criado a partir de proposta, encaminhada pelo Executivo e aprovada pela Assembleia, em 12 de junho. A legislação institui auxílio para situações de calamidade ou emergência no Rio Grande do Sul e visa agilizar o processo de garantir apoio financeiro, por parte do governo, às famílias atingidas por emergências climáticas.

“Com a nova legislação, o governador poderá editar decretos estabelecendo as ajudas quando necessário, o que garantirá celeridade ao processo”, disse Danielle Calazans, em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba.

Sobre a destinação dos recursos oriundos da privatização da Corsan, a secretária afirmou que os valores destinados para investimentos nas diversas áreas da administração estão sendo definidos e constarão no Plano Plurianual (PPA), que será encaminhado no dia 1º de agosto à Assembleia.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895