IPE Saúde: real desafio do governo começa agora

IPE Saúde: real desafio do governo começa agora

Executivo apresentou novas alternativas para aliados nesta terça-feira. Tema é polêmico e vem enfrentando resistências

Taline Oppitz

publicidade

Além dos líderes e técnicos das bancadas que integram a base aliada do Executivo, também compareceram ao encontro para tratar do projeto do IPE Saúde, na noite desta terça-feira, no Palácio Piratini, representantes do Republicanos e do Novo. A partir de agora, com a proposta oficial, que considerou pontos apresentados por partidos e entidades, o desafio do governo será ampliado.

Apesar da unidade em torno da necessidade de salvar o instituto, a pauta é complexa e segue enfrentando resistências. Entre elas, de sindicatos de servidores estaduais. Há reclamações de que não houve diálogo com as categorias e que a crise foi criada, principalmente, pelos oito anos de congelamento dos salários do funcionalismo, que se nega a pagar a conta pela situação do IPE Saúde.

Aproveitando as discussões, entidades de classe ainda estão propondo um sistema de saúde próprio para os militares estaduais do Rio Grande do Sul dentro da reestruturação do instituto, que conta com mais de um milhão de usuários. A partir de agora, novas negociações irão ocorrer, mas já se pode prever que, desde a posse para o segundo mandato até agora, este será o projeto mais desafiador da segunda gestão Eduardo Leite (PSDB). 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895