Lula poderia evitar desgastes no governo

Lula poderia evitar desgastes no governo

Após uma série de episódios controversos, presidente manteve Juscelino Filho no ministério

Taline Oppitz

Episódios com ministro da Comunicação gerou desentendimentos e constrangimentos

publicidade

Em pouco mais de dois meses de governo Lula, já são dois os casos que deixam integrantes do primeiro escalão na berlinda. A demora em agir e os tratamentos até agora vêm ampliando os desgastes políticos e dando margem a investidas da oposição. O episódio mais recente envolve o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. O ministro é acusado de uso indevido de diárias e do avião da FAB para participar de um leilão de cavalos no interior de São Paulo. Segundo ele, houve "erro no sistema de diárias", que teriam sido incluídas indevidamente no cálculo. Juscelino afirmou ainda que as diárias foram devolvidas aos cofres públicos. Após encontro com Lula nesta segunda-feira, o presidente decidiu mantê-lo no cargo.

O episódio deflagrou desentendimentos e constrangimentos. Na última semana, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann defendeu que o ministro fosse afastado até esclarecer a situação. O movimento gerou forte reação de lideranças do União Brasil, que internamente também não está feliz com o ministro. O caso vai ser tratado hoje em reunião da bancada. O objetivo do União é manter o cargo, mas o tom de nota divulgada nesse domingo pode colocar mais lenha na fogueira. “Quando atitudes dos seus aliados são contestadas, e não faltaram acusações a membros do PT na história recente do país, a parlamentar prega o direito de defesa. Quando a situação se inverte, prefere fazer prejulgamentos", diz trecho da nota.

O outro caso, que por ora parece estar sendo abafado por alas do governo e pelo próprio Lula, é o da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, em função de suas ligações com milicianos. Lula afirmou em recente entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo ter gratidão pelo apoio que recebeu dela nas eleições. O petista ponderou que Daniela pode ser afastada caso suas ligações com milicianos vá além de fotografias, mas sustentou que "por enquanto eu acho que não é maior do que isso”. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895