MDB: decisão sobre forma e data não acalma ânimos

MDB: decisão sobre forma e data não acalma ânimos

Partido deverá escolher candidato ao Piratini no próximo domingo, dia 27

Taline Oppitz

Uma das possibilidades é a de lançar o nome do secretário de Porto Alegre Cezar Schirmer no cenário

publicidade

O MDB gaúcho, enfim, definiu a data e a forma para escolher seu pré-candidato ao Piratini nas eleições de outubro. O diretório estadual tomará a decisão no dia 27 de março. O avanço, no entanto, não encerra o impasse que gerou e vem ampliando cada vez mais o racha interno. A decisão tomada nesta sexta-feira já representa uma derrota dupla para o grupo que apoia o deputado federal Alceu Moreira. Esta ala não tem pressa para definir o candidato pois defende a participação dos cerca de três mil filiados no processo.

A expectativa é a de que o deputado estadual Gabriel Souza, que está no páreo, sairá vencedor no diretório que conta com 70 integrantes. O aval da instância partidária com ampla representação é estratégico, mas pode acabar tendo a legitimidade questionada. “Porque 70 pessoas têm mais peso do que três mil?”, questionou uma liderança de peso à coluna.

Por outro lado, a base emedebista está cada vez mais impaciente com a ausência de um candidato para chamar de seu. Até a data da reunião do diretório, o clima será de fogo cruzado. A estratégia dos adversários internos de Gabriel Souza está em análise, mas uma das possibilidades é a de lançar o nome de Cezar Schirmer no cenário. Como o encontro é no dia 27, ele teria tempo de se afastar do secretariado do governo Sebastião Melo (MDB). A tática é arriscada e pode não dar em nada.

Mas uma certeza se impõe no horizonte: o MDB gaúcho entrará completamente dividido na disputa ao Executivo gaúcho.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895