Melo quer PSDB no governo e se reúne nesta quarta-feira com tucanos

Melo quer PSDB no governo e se reúne nesta quarta-feira com tucanos

Maioria do partido tende a adesão, mas há resistências

Taline Oppitz

Pasta oferecida ao PSDB foi a da Cultura

publicidade

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), se reúne nesta quarta-feira, às 17h, com integrantes do PSDB da Capital. Na pauta, o convite oficial para o ingresso dos tucanos no governo. E espera receber uma posição definitiva. Após as manifestações de Melo, de que quer o PSDB na gestão, os tucanos reuniram a executiva municipal e a bancada de vereadores para tratar da pauta. A disposição de Melo foi antecipada pela coluna em dezembro.

Segundo o presidente do partido na Capital, Moisés Barboza, no encontro, a esmagadora maioria decidiu conversar com Melo. “Se tivermos nomes qualificados e que possam ajudar nas áreas oferecidas pelo prefeito ao PSDB, faremos as indicações”, disse. A pasta que vem sendo negociada, pelo menos por ora, é a da Cultura e o nome cotado é o de Henry Ventura, que atuou como adjunto na pasta na gestão de Nelson Marchezan Júnior e é suplente na Câmara de Porto Alegre. Ventura substituiria Gunter Axt, atual secretário, que há meses enfrenta desgastes. Para ala majoritária do PSDB há ainda a preocupação de fortalecer o partido e a sinalização de convergência. Moisés mencionou, no entanto, que mesmo que se concretize a entrada no governo Melo, a aproximação não terá nenhuma vinculação com as eleições municipais de 2024.

Resistente ao ingresso no governo, o vereador tucano Ramiro Rosário afirmou que o partido já colabora com o Executivo municipal, que é uma das maiores bancadas da Câmara, com quatro vereadores, e que, para se concretizar, a proposta precisa avançar. Uma das secretarias cobiçadas seria a de Desenvolvimento. “Agora, às vésperas das eleições municipais, é o momento adequado para esta vinculação?”, disse à coluna.

Por outro lado, além do isolamento de Ramiro, nos bastidores, integrantes da gestão Melo sustentam que o PSDB, inclusive o vereador, contam com indicados em cargos de segundo escalão no governo. Melo havia feito o convite em 2021, mas naquela época o PSDB negou.

Em tempo: com viagem de férias marcada para quinta, Melo quer definir a troca no comando do Dmae. 

 

​*Pelos próximos 30 dias, a coluna ficará aos cuidados da interina Mauren Xavier. São as férias. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895