Melo troca comando da Secretaria da Educação e fará mais mudanças

Melo troca comando da Secretaria da Educação e fará mais mudanças

Além da substituição da secretária Janaína Audino, primeiro escalão deve ter novas alterações com possível entrada do PSDB

Taline Oppitz

Secretária será substituída pela atual secretária da mesma pasta em Canoas, Sônia Maria Oliveira da Rosa

publicidade

O prefeito Sebastião Melo (MDB) fez dois anúncios nesta segunda-feira: a escolha do vereador Clàudio Janta (Solidariedade) para a liderança do governo na Câmara e a substituição da secretária de Educação, Janaína Audino, pela atual secretária da mesma pasta em Canoas, Sônia Maria Oliveira da Rosa. As duas informações foram divulgadas horas antes pela coluna. “Gosto muito da Janaína e sua saída foi construída. Ela passará a atuar, sem cargo no Executivo, como consultora no programa social que a prefeitura desenvolverá a partir do financiamento captado junto ao BID, para as áreas da educação, saúde, assistência social e habitação”, disse Melo à coluna.

A definição de Janta para a liderança não agradou a ala de vereadores. Ele disse, no entanto, estar tranquilo e que trabalhará em busca da unidade. Segundo Melo, é difícil obter a unanimidade com uma base tão ampla. “Por este motivo escolhi também Cláudia Araújo (PSD) e Hamilton Sossmeier (PTB) como vice-líderes, visando ampliar o diálogo”, afirmou o prefeito. Nos próximos dias, Melo irá se reunir novamente com o PSDB. No encontro, perguntará se os tucanos, que rejeitaram assumir a pasta da Mobilidade, com Moisés Barboza, topariam ingressar no governo com o comando de outra secretaria. Caso a resposta seja positiva, mais alterações no primeiro escalão terão de ser realizadas.

A Mobilidade, no entanto, continua sendo um desafio. A pasta está sem um titular desde a saída de Luiz Fernando Záchia (MDB), em dezembro. “A área é estratégica e, em função da crise no transporte público, venho atuando quase que como um secretário”, destacou Melo. De acordo com o prefeito, apesar das costuras políticas que ainda precisam ser realizadas, todas as definições serão tomadas até meados de março. “Em março iremos girar a chave”, adiantou. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895