Movimento quer acelerar mobilização para doações para prejudicados por chuvas

Movimento quer acelerar mobilização para doações para prejudicados por chuvas

Tragédia também cancelou compromissos de partidos políticos no Estado

Taline Oppitz

Presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin, e o deputado Valdeci Oliveira (PT)

publicidade

Coordenador do Movimento Rio Grande Contra a Fome, o deputado Valdeci Oliveira (PT) encaminhou sugestão à mesa diretora da Assembleia, para que o Legislativo destine grupo de servidores para apoiar o trabalho da Central de Doações da Defesa Civil, na triagem e preparação das doações para famílias atingidas pelos temporais.

Valdeci conversou com o titular da Defesa Civil no Estado, Coronel Boeira, e com o presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin (MDB), que acolheram a sugestão.

Na próxima terça-feira, durante a reunião da mesa diretora, deve ser batido o martelo sobre a iniciativa. A intenção é envolver servidores dos gabinetes que quiserem participar e das demais instituições e entidades que compõem o Rio Grande Contra a Fome. A ação se deu em função da demanda gerada na Central de Doações desde as enchentes.

Partidos cancelam eventos

Em função da tragédia gerada pelas fortes e volumosas chuvas no Estado, partidos estão cancelando eventos que estavam previamente marcados. O MDB suspendeu encontro do Mobiliza 15, que seria realizado na próxima quinta-feira, em Imbé, no Litoral Norte.

O PP, que organizou a posse do novo presidente estadual, Covatti Filho, e da executiva, para segunda-feira, também cancelou o ato. A decisão foi tomada em conjunto com o atual presidente do partido, Celso Bernardi. 

Turistas de tragédia (ou a estupidez humana) 

Além da busca por desaparecidos e do trabalho humanitário nos municípios atingidos pelas chuvas, as forças policiais estão tendo de lidar com outras situações, como roubos, furtos, invasões e, inacreditavelmente, com o deslocamento de pessoas até os locais. Não para levar doações ou auxiliar nos trabalhos, mas para fotografar os cenários da tragédia. Uma estupidez. Ao vistoriar in loco a região do Vale do Taquari, o secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, lamentou o episódio e alertou que os policiais já colocaram em prática estratégias para impedir este tipo de atitude. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895