Novas chuvas geram temor e alerta no Rio Grande do Sul

Novas chuvas geram temor e alerta no Rio Grande do Sul

Enquanto isto, as articulações visando a necessária reconstrução das cidades seguem avançando.

Taline Oppitz

publicidade

A chuva voltou ao Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, como institutos de meteorologia vinham alertando, e será em grandes volumes, podendo atingir 200 mm, segundo as previsões. O retorno da chuva acontece em meio às mobilizações de limpeza, do auxílio aos desabrigados e desalojados e da sequência pela busca por desaparecidos nos municípios mais atingidos pelos altos volumes de água na última semana.

Enquanto isto, as articulações visando a necessária reconstrução das cidades seguem avançando. Antes episódios isolados, os eventos climáticos com capacidade de destruição e ameaça à vida estão se tornando corriqueiros.

No Brasil e no mundo. Incêndios, enchentes, terremotos, deslizamentos. São os reflexos da atuação humana, que levou à esperada reação da natureza, com suas consequências. As tragédias que abalaram o Rio Grande do Sul, envolvendo ciclones e enchentes, considerando apenas o período recente, não podem ser tratadas como fatores isolados. Infelizmente, a tendência é a de que elas se tornem cada vez mais frequentes.

Exigindo do poder público, planejamento e ações preventivas, que nunca foram um ponto forte no Brasil. A cultura da prevenção e a necessidade de observância e de obediência dos alertas, que precisam ser levados a sério, também deve ganhar lugar. Patrimônios se recuperam, se reconstroem. Vidas não.

Receio conjunto

Com o gabinete instalado em Encantado, no Vale do Taquari, o vice-governador Gabriel Souza (MDB) está comandando uma série de atividades de alinhamento e organização das operações de busca dos desaparecidos e na reconstrução dos municípios. Nesta terça-feira, Gabriel foi ao Centro de Doações em Roca Sales e fez um relato emocionado.

No local, ele conversou com Bernardo, que tem 10 anos e foi um dos atingidos pelas enchentes. “Com medo da chuva que infelizmente voltou a cair na região nesta quarta-feira, o menino expressava o receio que não é só dele, mas de toda a população do Vale do Taquari. O meu abraço é o carinho de todos os gaúchos, para que ele saiba que não está sozinho e que vamos superar este momento e reconstruir as nossas cidades juntos!”, escreveu Gabriel em suas redes sociais. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895