Pioneiras na política gaúcha

Pioneiras na política gaúcha

Evento do TRE sobre as mulheres na política reuniu as primeiras mulheres que comandaram os poderes no RS

Taline Oppitz

Na foto, a ex-governadora do RS, Yeda Crusius (de rosa), a ex-presidente da Assembleia Legislativa, Silvana Covatti (de amarelo), e atual presidente do TJRS, Iris Helena (primeira a direita).

publicidade

O TRE gaúcho promoveu, na última quarta-feira, um encontro sobre a importância da participação feminina na política brasileira e reuniu as três primeiras mulheres chefes de Poder no Estado. O painel final tratou das “Trajetórias Femininas na Chefia dos Poderes”. As palestrantes foram Yeda Crusius (PSDB), primeira mulher a governar o Rio Grande do Sul, a desembargadora Iris Helena, primeira no comando do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), e a deputada Silvana Covatti (PP), primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa. A desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, vice-presidente e Corregedora do TRE, encerrou o encontro.

O simpósio “Participação Feminina na Política e Violência Política Contra as Mulheres”, promovido pelo TRE-RS, abordou vários aspectos relacionados e contou com as participações de pesquisadoras, desembargadoras e políticas.  


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895