Piratini visa priorizar IPE na ALRS na próxima semana

Piratini visa priorizar IPE na ALRS na próxima semana

Projeto tramita em regime de urgência e tranca pauta de votações a partir do dia 20

Taline Oppitz

Proposta enfrenta resistência de parlamentares, inclusive da base governista

publicidade

Com sete projetos em regime de urgência trancando a pauta na Assembleia, a reunião de líderes desta terça-feira, que não terá votação, definirá a ordem em que as propostas serão votadas no dia 20. Entre os textos que cumpriram os 30 dias de tramitação estará o de reestruturação do IPE Saúde. A intenção dos articuladores do governo do Estado é a de que a matéria seja a primeira a entrar em discussão pelos deputados. Caso o êxito seja obtido, até que a pauta do IPE seja vencida, nada mais poderá ser analisado pelo plenário do Legislativo.

Apesar de a proposta original do Executivo ter incluído sugestões de entidades e deputados antes do protocolo no Legislativo, o entendimento em torno das melhores alternativas para solucionar a crise do instituto, que atende mais de um milhão de gaúchos, está longe de ser selado. Entre as emendas já apresentadas há duas do PL, sendo que uma delas altera a trava de descontos dos servidores titulares, de acordo com o número de dependentes. A tendência é a de que o PL e o Republicanos votem o tema unidos, ou seja, com a mesma posição.

Outras emendas protocoladas, como as do deputado Thiago Duarte, do União Brasil, visam atender às reivindicações das entidades médicas. O PT enfrenta um drama, pois acredita que a única saída do IPE passa pelo reajuste salarial dos servidores, o que, consequentemente, ampliaria a arrecadação do instituto. Deputados, no entanto, não têm a prerrogativa de apresentar proposta que gere impacto financeiro ao Executivo. Neste cenário, a aposta da bancada petista, a maior da oposição na Assembleia, é a de tentar convencer o Piratini, o que é pouco provável. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895