Posse de Lula amplia alerta na segurança

Posse de Lula amplia alerta na segurança

Em Brasília, ato contará com forte esquema e reforço. No Rio Grande do Sul, clima é de tranquilidade

Mauren Xavier (interina)

publicidade

Após uma eleição presidencial marcada pela polarização e por duros embates, a expectativa em torno da posse, no próximo dia 1º de janeiro, já era grande. Diante dos recentes acontecimentos, envolvendo tentativa de explosões em Brasília, o clima tende a subir ainda mais nos próximos dias em relação à cerimônia. O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, já adiantou que deverão ser feitas alterações no roteiro envolvendo o presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva.

A equipe de segurança do petista também quer ampliar os cuidados, como o uso de carro blindado no trajeto. Normalmente, esse percurso é feito em carro aberto. O petista teria rejeitado a mudança. No Congresso Nacional, a segurança também será reforçada. Medidas mais bruscas de reforço não são descartadas.

Enquanto isso, no Rio Grande do Sul o clima é bem diferente. A posse de Eduardo Leite (PSDB) na Assembleia Legislativa deverá começar por volta das 9h, com a recepção aos convidados. Em função das limitações de espaço, serão disponibilizados 600 lugares para o público em geral no Teatro Dante Barone, onde a transmissão será feita por um telão. Às 10h, começará a sessão solene do compromisso constitucional e posse de Eduardo Leite, no cargo de governador, e de Gabriel Souza (MDB), no de vice.

Pelo cerimonial, estão previstos apenas os pronunciamentos de Leite e do presidente da Casa, Valdeci Oliveira (PT). Inclusive, o petista entrará para a história recente da política gaúcha ao ser o primeiro a dar posse a dois governadores. Em 31 de março deste ano, ele empossou Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) no cargo. A cerimônia deve terminar por volta das 11h, quando as autoridades serão aguardadas no Palácio Piratini para a cerimônia de transmissão. Na mesma ocasião, serão empossados os próximos secretários. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895