Prefeitos querem voz no debate da reforma tributária no Senado

Prefeitos querem voz no debate da reforma tributária no Senado

Gestores municipais consideram que não tiveram protagonismo na discussão na Câmara

Taline Oppitz

Rodrigo Fantinel, secretário da Fazenda de Porto Alegre

publicidade

Prefeitos de capitais querem o mesmo tratamento concedido a governadores nas discussões da Reforma Tributária no Senado. O tema foi pauta de reunião nesta segunda-feira, em Brasília, um dia antes da sessão especial, de terça-feira, no plenário do Senado, que contou com a presença e manifestações de governadores na tribuna da Casa.

A iniciativa foi considerada histórica pelo presidente Rodrigo Pacheco. Por meio de articulação da Frente Nacional de Prefeitos (FPN), um documento foi encaminhado ao Senado, solicitando a realização de outra sessão especial sobre a reforma, desta vez, para ouvir os prefeitos das capitais.

Segundo o secretário da Fazenda de Porto Alegre, Rodrigo Fantinel, durante as discussões da proposta na Câmara dos Deputados, os governadores ganharam destaque nas negociações, enquanto os prefeitos foram ouvidos apenas na véspera da votação.

O empenho agora se dá para que os agentes municipais tenham voz e participem efetivamente das negociações sobre as mudanças que serão promovidas no projeto pelo Senado. “Na Câmara, mal houve espaço para os prefeitos. Agora trabalhamos para mudar a situação”, disse Fantinel, que integra a comissão da FNP para representar os municípios brasileiros na discussão sobre a Reforma Tributária no país, em entrevista ao programa ‘Esfera Pública’, da Rádio Guaíba.

No dia 12, prefeitos irão se reunir com Eduardo Braga, relator da reforma no Senado. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895