Proposta de regionalização a caminho da Assembleia

Proposta de regionalização a caminho da Assembleia

Legislativo gaúcho deve encarar uma série de projetos polêmicos pelos próximos meses

Taline Oppitz

Assembleia Legislativa promoverá discussões sobre a regionalização do saneamento

publicidade

Atuando como mediadora em uma série de pautas complexas, sensíveis e polêmicas, mas de essencial importância para o Estado, a Assembleia gaúcha tem uma agenda cheia até o final do ano Legislativo. Um dos temas de maior relevância, o da regionalização do saneamento, avançou em reunião de grupo técnico formado para buscar alternativas aos projetos do Executivo sobre o tema, que enfrentam resistências.

Segundo o presidente da Casa, Gabriel Souza (MDB), será realizado no dia 27 o quarto encontro do grupo, quando deve ser encaminhada nova proposta. “Ainda não foi definido se será por meio de projeto, mas temos acúmulo de informações que devem auxiliar a resolver os impasses”, disse, em entrevista ao programa ‘Esfera Pública’, da Rádio Guaíba.

Será lançado ainda, em novembro, curso organizado pela Assembleia com especialistas nacionais sobre o tema para auxiliar nas dúvidas de prefeitos e deputados, devido à complexidade do assunto. Em relação a outras duas pautas que vêm mobilizando a Casa, o presidente foi enfático. Sobre o pedagiamento da BR-118, criticado por empresários, comunidades e ala de deputados, Souza afirmou que o Piratini deve rever a decisão. “Se as comunidades que serão atingidas não querem a possibilidade de duplicação por meio do pedágio, o governo deve retirar a proposta”, disse. No caso do programa Assistir, que altera os cálculos de recursos da saúde, levando algumas instituições, como o HPS, a perderem recursos, o deputado sustentou que não há como permitir a redução de verbas e que uma alternativa terá de ser viabilizada. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895