Propostas ficam de lado em debate entre Onyx e Leite

Propostas ficam de lado em debate entre Onyx e Leite

Candidatos focaram em ataques pessoais e pautas de costume

Taline Oppitz

publicidade

O debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB), teve, apesar de manifestações logo na largada de que a conversa seria mais propositiva, maior ênfase em ataques, trocas de acusações e temas fugindo das áreas essenciais de fato interessantes para a população. O encontro dos postulantes, nesta terça-feira, foi promovido pelo Correio do Povo, Rádio Guaíba e Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). 

 Questões como pautas de costumes, aborto, legalização de drogas, vieram à tona com a leitura de manifestações antigas de outros momentos por Onyx, que teriam sido feitas por Leite. Segundo o tucano, as falas foram descontextualizadas. A religião também foi um tema abordado pelos candidatos. Nos minutos finais, inclusive, Onyx citou versículos da Bíblia, movimento rebatido por Leite, também com um trecho bíblico. 

Temas sensíveis aos candidatos prevaleceram no debate, como o Caixa 2, assumido por Onyx há alguns anos e a renúncia e pensão solicitada por Leite, cujo recebimento foi suspenso devido ao impacto negativo junto à opinião pública. O debate também teve muita vinculação nacional, explorada por Onyx, em relação a Jair Bolsonaro (PL). Ele criticou ainda a neutralidade de Leite no segundo turno presidencial, afirmando que a postura significa apoio velado a Lula (PT). Leite rebateu, afirmando que o Rio Grande do Sul não se tornará um “quintal de Brasília” e que há questões federativas e estaduais, que colocarão o Estado e o Brasil em lados opostos.

 Como esperado, o “apoio crítico” do PT a Leite, manifestado em nota na segunda-feira passada, também foi diversas vezes mencionado por Onyx, visando vincular o tucano ao PT. A resposta de Leite foi que ele tem como marca de sua trajetória política a capacidade de dialogar e respeitar a opinião dos diferentes.   

Caiu na rede

Um dos momentos do debate acabou viralizando na internet e gerando os famosos memes, mensagens quase sempre de tom irônico que pode ou não ser acompanhada por uma imagem ou vídeo e que é intensamente compartilhada. Foi o que ocorreu quando Eduardo Leite perguntou qual seria a alternativa de Onyx Lorenzoni à adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal. Onyx disse que seria “completamente diferente da sua, o senhor fez uma má escolha”. Leite insistiu. “Diga a alternativa então”. Onyx respondeu: “O senhor fez uma má escolha, explica a sua”. E a troca seguiu. Até que em outro momento, Leite reforçou: “Qual a sua alternativa candidato?”. Onyx rebate: “Melhor que a sua”. Leite não desistiu e continuou insistindo na pergunta, que não foi respondida por Onyx.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895