PSDB oferece vice ao União Brasil

PSDB oferece vice ao União Brasil

O presidente da sigla, Luiz Carlos Busato, é um dos cotados para vaga

Taline Oppitz

Após anunciar que concorreria ao Piratini, Leite se reuniu com Busato na sede do União Brasil

publicidade

O União Brasil, um dos partidos mais assediados nesta eleição, por contar com o maior tempo de rádio e TV, reúne sua executiva na próxima terça-feira para tentar chegar à definição sobre o rumo que tomará na eleição ao Piratini. Um primeiro encontro foi realizado, mas o mapa ainda estava em aberto, sem a confirmação da presença de Eduardo Leite (PSDB) na disputa. A tendência é a de que a escolha seja justamente pela pré-candidatura do tucano.

Antes, o apoio poderia ser direcionado ao atual governador, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que deixou o PTB, assim como o presidente estadual do União Brasil, Luiz Carlos Busato, devido às interferências do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, o que levou a uma debandada. O cargo de vice na chapa do tucano, inclusive já foi oferecido a Busato, que pode abrir mão do convite para agregar mais partidos de peso à aliança, caso do MDB. Emedebistas gaúchos, no entanto, seguem sustentando a pré-candidatura de Gabriel Souza ao governo gaúcho, apesar da pressão da cúpula nacional. “Ninguém do PSDB nos procurou para conversar”, disse nesta quarta-feira uma liderança expressiva do MDB à coluna.

Enquanto as peças ainda estão sendo colocadas no mapa eleitoral do Rio Grande do Sul, que conta com apenas com a chapa de Luis Carlos Heinze (PP) completa, um cenário é considerado certo entre lideranças de partidos que negociam o apoio ao PSDB. No caso de eventual vitória de Leite no Estado, o que seria um feito e tanto, pois os gaúchos nunca reelegeram um governador, seu vice acabará assumindo o comando do Piratini, pois, mais uma vez, ele deve renunciar para concorrer ao Planalto em 2026.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895