PT rejeita filiação de Sgarbossa e buscará vaga na Câmara de Porto Alegre

PT rejeita filiação de Sgarbossa e buscará vaga na Câmara de Porto Alegre

Suplente está no PV e tentou ingressar na antiga sigla para assumir cargo

Mauren Xavier (interina)

publicidade

Por meio de nota, a Executiva do PT de Porto Alegre informou que aceitou o pedido de impugnação da filiação de Marcelo Sgarbossa. A decisão ocorreu em reunião realizada na segunda-feira. O pedido de impugnação foi formalizado pelos filiados Adeli Sell e Everton Gimenis e foi apresentado à Executiva.

Com a decisão, o partido lembra "de que o entendimento da Justiça Eleitoral é, desde a muito, que o mandato parlamentar pertence ao partido e não ao candidato". Assim, o indicativo é que o partido buscará ficar com a vaga de na Câmara de Vereadores, que será assumida por Marcelo Sgarbossa, com a ida de Leonel Radde à Assembleia. O impasse ocorre porque Sgarbossa deixou o PT e filiou-se ao PV desde a eleição de 2020. 

Em tempo: Com a sucessão das suplências, Adeli Sell assumiria vaga. 

Veja a íntegra da nota

NOTA DA EXECUTIVA MUNICIPAL DO PT/PORTO ALEGRE
ANÁLISE DO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO À FILIAÇÃO DE MARCELO SGARBOSSA

A Executiva do Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre, reunida no dia 30 de janeiro de 2023, deliberou e decidiu por acatar pedido de impugnação da filiação de Marcelo Sgarbossa.

O pedido de impugnação foi formalizado pelos filiados Adeli Sell e Everton Gimenis e foi apresentado à Executiva Municipal do PT, conforme preconiza o artigo 6º do Estatuto do PT. A decisão da executiva pelo acatamento do pedido de impugnação leva em conta as alegações contidas pelos requerentes acerca do rompimento do compromisso de fidelidade partidária.

Ao acatar o pedido de impugnação impetrado pelos filiados já citados, oficializamos, desde já, a recusa ao pedido de filiação ao Partido dos Trabalhadores por parte de Marcelo Sgarbossa. Outrossim, lembramos de que o entendimento da Justiça Eleitoral é, desde a muito, que o mandato parlamentar pertence ao partido e não ao candidato.
 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895