PTB confirma apoio a Melo, Fortunati ainda estuda neutralidade
Migração de votos não será automática
publicidade
Horas após a renúncia de José Fortunati à candidatura pela prefeitura de Porto Alegre, a direção do PTB, seu partido, confirmou o esperado apoio a Sebastião Melo (MDB). "Não vamos permitir que a cidade anda para trás. Mais do que nunca vamos às ruas!", disse há pouco o presidente do PTB, Everton Braz, em ato transmitido pela internet.
Fortunati, no entanto, não participou de anúncio e ainda não decidiu se irá se manter neutro, sem participar do restante da campanha. “Vou pensar com calma e discutir com o partido”, disse à coluna.
A migração de votos de Fortunati para Melo não se dará de forma automática. Pesquisas qualitativas realizadas pelas coligações apontavam que, no caso de saída de Fortunati da disputa, seus votos acabariam divididos, especialmente entre Melo, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB).
Manuela lidera as pesquisas de intenções de voto, e, a briga agora, pela segunda vaga, será entre Melo e Marchezan, que apareciam tecnicamente empatados, ao lado de Fortunati.