person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Resposta sobre reabertura de grandes eventos deve sair na próxima semana

Prefeito de Porto Alegre encaminhou cronograma ao governo do Estado

O tema foi tratado em reunião on-line do Gabinete de Crise da Covid, que contou com a participação do Melo | Foto: Mateus Raugust/PMPA/CP

A prefeitura de Porto Alegre apresentou ao governo do Estado cronograma de reabertura gradual de grandes eventos, que vão desde festas a jogos de futebol com público. O ingresso nos eventos, que começariam a ocorrer ainda neste mês, seria possível apenas a pessoas testadas e negativadas para Covid-19 e, em um segundo momento, as com esquema vacinal completo. A posição não é exclusiva da Capital e conta com o apoio dos demais municípios que compõem a Região 10 Covid.

O tema foi tratado em reunião on-line do Gabinete de Crise da Covid, coordenado pelo vice-governador e secretário de Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, com o prefeito Sebastião Melo (MDB). Horas depois, o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou, de Brasília, a retirada dos alertas de risco das sete regiões do Estado que estavam na condição. Leite destacou que a decisão foi baseada em dados técnicos e não significa que o Executivo está afrouxando. “Estamos aguardando os resultados dos exames sobre a variante Delta, que pode ter chegado ao Rio Grande do Sul, e também precisamos de um índice superior de imunização. Os protocolos precisam continuar sendo seguidos”, disse.

Nesta quarta-feira, o Rio Grande do Sul atingiu a marca de 50% da população imunizada com a primeira dose. O Estado ocupa o primeiro lugar no ranking da primeira fase da imunização. O percentual de pessoas com o esquema de vacinação completo, no entanto, está em apenas 21%. Como o governador participou apenas do início da coletiva, não houve uma resposta decisiva sobre o pedido de Porto Alegre e dos municípios da região 10, mas o indicativo foi dado.

Em sua fala, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, afirmou que o cenário atual é resultado de muito esforço, de ampliação da fiscalização, e que “qualquer evento com maior número de pessoas, independentemente do setor, que gere aglomerações, representa risco de um revés e de maior disseminação do vírus”. Questionada diretamente sobre o pedido, Arita afirmou que o cronograma apresentado e os protocolos serão analisados pelo GT Saúde, para identificar se há segurança necessária para avalizar o pedido. A resposta sairá na próxima semana. Arita mencionou ainda que será realizado evento teste pelo governo gaúcho, o que já ocorreu em outros países.

Segundo o calendário proposto por Melo, a partir da próxima segunda-feira, já seriam autorizados eventos com ocupação máxima de 50% no alvará do PPCI e limite de público de mil pessoas. 

Taline Oppitz