Sem acordo, MDB deve encarar prévia. E não vai ser fácil

Sem acordo, MDB deve encarar prévia. E não vai ser fácil

Inscrições vão até o dia 3 de fevereiro para confirmar a eleição interna

Mauren Xavier (interina)

publicidade

Apesar dos esforços para tentar evitar a realização de uma prévia, o MDB deverá encarar a disputa interna para a escolha do nome que disputará ao Piratini, marcada para o próximo dia 19 de fevereiro. Ao que tudo aponta, a indicação ficará entre o presidente estadual da sigla, deputado federal Alceu Moreira, e o presidente da Assembleia (até amanhã), Gabriel Souza. Ambos deverão confirmar as inscrições no último minuto do prazo, dia 3 de fevereiro.

Até o momento, eles têm adotado posturas distintas. Alceu Moreira lançou a pré-campanha na semana passada e tem feito amplos roteiros pelas cidades do Interior, dando continuidade às mobilizações iniciadas ainda no ano passado. Também tem reforçado os contatos. "Pré-campanha é campanha", disse ele, à coluna, na semana passada. Por enquanto, Gabriel Souza tem sido cauteloso e evitado atritos.  

A tentativa do surgimento de uma terceira candidatura, que fosse romper com o possível alinhamento do MDB com o governo de Eduardo Leite, parece não ter ganho espaço. Mesmo assim, isso não significa que o descontentamento não permaneça entre alguns integrantes do partido.

Enquanto isso, o acirramento dos ânimos nos bastidores só cresceu nos últimos dias. E não deverá parar por aí, principalmente, conforme a queda de braço começar efetivamente.

Uma amostra disso veio na tarde de sábado, quando o secretário estadual do Desenvolvimento e deputado estadual licenciado, Edson Brum, declarou apoio publicamente a favor de Gabriel Souza, tendo entre os argumentos que ele “tem mais condições de buscar uma coligação mais ampla, de centro”.

O anúncio gerou repercussão interna.

Nesse domingo, em reunião com o ex-senador Pedro Simon, importante liderança, alguns prefeitos e vereadores defenderam o nome do presidente da Assembleia, em função da continuidade do projeto iniciado no governo de José Ivo Sartori. Em um mapeamento informal entre as bancadas estadual e federal mostra que a vantagem é larga a favor do nome de Gabriel Souza.

Serão quatro longos dias até o final das inscrições para a prévia. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895