Um belo passo no enfrentamento ao feminicídio

Um belo passo no enfrentamento ao feminicídio

Governo do RS dará início ao projeto "Monitoramento do Agressor"

Taline Oppitz

publicidade

Um belo passo foi dado nesta sexta-feira, pelo governo, no enfrentamento da violência contra a mulher, um dos crimes mais delicados e preocupantes para a sociedade, uma série instituições e, especialmente, para a Segurança Pública. O secretário de Segurança, Sandro Caron, foi preciso ao afirmar que “este é um crime desafiador que muitas vezes ocorre de forma silenciosa no ambiente familiar”.

O Executivo concretizou a última etapa do processo e deu início à operação do projeto Monitoramento do Agressor. Inédita no país, a iniciativa é uma ferramenta poderosa para prevenir feminicídios: o uso de tornozeleiras eletrônicas em agressores para evitar que se aproximem de vítimas amparadas por medidas protetivas de urgência deferidas pela Justiça com base na Lei Maria Penha.

A ação tem a parceria do Judiciário, que poderá determinar a instalação dos equipamentos em agressores que representem risco potencial à mulher. As vítimas sob proteção receberão ainda um celular especial para acompanhamento e alertas de segurança.

O programa começará com a implementação de dois mil kits de equipamentos adquiridos a partir de investimento de R$ 4,8 milhões do Programa Avançar. Porto Alegre e Canoas serão os primeiros a receberem a iniciativa, que será expandida para os demais municípios do Rio Grande do Sul.

A distribuição da tecnologia está baseada em um modelo de risco para agressores e vítimas de violência doméstica desenvolvido pelo Programa RS Seguro em parceria com a London School of Economics. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895