União Progressista terá maior bancada da Câmara dos Deputados

União Progressista terá maior bancada da Câmara dos Deputados

Na Assembleia do RS, será a mais numerosa da base aliada do governo Leite

Taline Oppitz

publicidade

Avançou e deve ser oficialmente anunciada nos próximos dias a fusão entre o PP e o União Brasil. O novo partido, que será o maior da Câmara dos Deputados, com 113 parlamentares, se chamará União Progressista.

A fusão terá impactos no Congresso Nacional, para o Palácio do Planalto e também em estados e municípios. No Rio Grande do Sul, o União Progressista será a segunda maior bancada da Assembleia, com 10 deputados estaduais, perdendo em número apenas para o PT, que conta com 11 deputados. A bancada será ainda a maior da base aliada do governo Eduardo Leite (PSDB).

A criação do União Progressista deve gerar disputas internas pelos comandos nacional, estaduais e municipais do novo partido. Em solo gaúcho, a tendência é a de que um indicado do PP assuma a presidência, já que a definição das regras da fusão entre os dirigentes partidários indica a necessidade de observação da representatividade. Neste caso, já estão em campo, mas ainda com cautela, três alas do PP: a de Ernani Polo, do prefeito Leonardo Pascoal e da família Covatti.

O Brasil conta hoje com 32 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral. Mas na Corte tramitam ainda 18 pedidos de processos de criação de novas legendas e três de fusões. São elas, entre o PTB e o Patriota, para formar o partido Mais Brasil, entre o Solidariedade e o PROS, e a incorporação do Podemos com o PSC. Com a fusão, são somados os votos dos partidos fundidos obtidos na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, como base de cálculo para a distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do tempo de rádio e TV. Em tempo: dos 28 partidos e federações que concorreram nas eleições gerais de 2022, apenas 13 receberão recursos do Fundo Partidário neste ano. Os outros 15, não elegeram deputados federais, nem obtiveram votos suficientes para alcançar a chamada cláusula de desempenho.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895