Com mais de 2 metros de altura, as picapes Ram e Ford F150 chamam a atenção dos visitantes da Expodi

Com mais de 2 metros de altura, as picapes Ram e Ford F150 chamam a atenção dos visitantes da Expodi

Renato Rossi

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Com a presença das picapes Ram e Ford F150, a Expodireto Cotrijal, que é realizada na cidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, remete a um seriado de televisão do passado que foi sucesso mundial, “Terra de Gigantes”. A série foi criada pelo gênio da ficção cientifica no cinema norte-americano Irvin Allen. No enredo criativo, uma nave suborbital norte-americana tripulada e com passageiros entra numa tormenta magnética no limite da atmosfera terrestre, sendo puxada para o espaço profundo para um planeta desconhecido povoado por habitantes assemelhados aos humanos, mas 12 vezes maiores. Nos 51 episódios, os humanos tentavam sobreviver aos seus semelhantes gigantes e hostis.

Na Expodireto, os “gigantes” Ram e F150, com mais de 2 metros de altura, parecem veículos criados pelos habitantes do Planeta dos Gigantes que, pacificados, visitam a feira “terráquea”. Ao estilo Transformers, se as duas picapes ficassem em pé, então apavorariam os visitantes com 6 metros de altura. A Ram e a F150 necessitam de espaço para se sentirem à vontade. Na Expodireto procuram pelos que podem pagar até R$ 500 mil pelas picapes. 

Ambas foram testadas por Carros & Motos. A Ram foi testada no Brasil por diversas vezes. A F150 por duas vezes em Detroit, sendo um teste na pistas da Ford em Dearborn, que é o QG da fabricante num subúrbio de Detroit. As duas se equivalem na habitabilidade espaçosa e ultraconfortável que resulta de entre-eixos generosos, com 3694mm na F150 e 3692 mm na Ram. E o comprimento excepcional do entre-eixos que transforma o habitáculo destas picapes em luxuoso e requintado “lounge”, dotado de tecnologia de ponta.

No painel, telas de 12.5 digitais permitem que praticamente todas as funções sejam controladas com toques. No uso urbano, a Ram não estava em seu território, que é o “interiorzão” do Brasil. Tanto a Ram como a F150 contrastam com ruas estreitas e trânsito repleto. Por exemplo, é muito difícil detectar motociclistas mesmo com câmeras e sensores. E o tamanho da caçamba exige manobras cuidadosas.

GIGANTES À VONTADE. Nas rodovias os “gigantes ficam à vontade”. E foi um grande prazer conduzir a F150 em autoestrada norte-americana, larga e veloz. Na rodovia a abundância de torque facilita as ultrapassagens. A Ram 1500 tem motor V8 com 400 hps e torque máximo de 56.7 kgfm, acoplado a câmbio automático e sequencial com oito marchas. A Ford F150 é equipada com motor V8 com 405 hps e torque de 56.7 kgfm, acoplado a câmbio de dez velocidades.

Para Carros & Motos, as lembranças do teste de 2012 na pista da Ford em Detroit estão vivas na performance veloz e precisa da picape que havia trocado a estrutura em aço pelo alumínio. Espetacular a manobrabilidade. Na síntese a Ram é o “gigante gentil” na dirigibilidade precisa e suave para o porte da picape. Tem fácil manejo e parece “encolher” no trânsito urbano. Mas as expressões de espanto dos motoristas pareciam aquelas dos terráqueos no planeta desconhecido quando viram os primeiros gigantes.

Em 2022 a Ram e a F150 se enfrentaram no mercado norte-americano com a F150 ficando em primeiro lugar no ranking geral, com 654 mil unidades comercializadas, e a Ram em segundo em vendas, com 467 mil unidades. No Brasil, as super picapes são um poderoso símbolo de status no meio rural.

Daí, o sucesso de ambas na Expodireto.


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