Conversa de carro: poderoso status do supercarro ganha tempero elétrico a 400 km/h

Conversa de carro: poderoso status do supercarro ganha tempero elétrico a 400 km/h

Máquinas exclusivas movimentam indústria bilionária, como seus donos

Renato Rossi

Nevera faz 0-120 km/h em 1,74s

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É um sonho global que para a maioria nunca se realizará: o supercarro. Máquinas maravilhosas no design, estupidamente velozes e que para "os normais, os comuns" sempre passam e somem. A não ser que você seja o supermilionário que vai guardar a Ferrari ou o Henessey Venom naquela garagem que tem outros supercarros. O magnata Bill Gates tem uma coleção com dezenas de supercarros. Ninguém sabe ao certo o numero porque o modesto Bill não gosta de ostentar a imensa riqueza. Mas a imprensa norte-americana especula que tenha 60 supercarros. No entanto, Bill Gates fez fortuna por seus próprios méritos.

Pior é quando um "inadequado" à marca luxuosa tem o supercarro. Um famoso mafioso Italiano, Messina Denaro, um assassino impiedoso, só andava de Ferrari e frequentava restaurantes caros disfarçado. Para a Ferrari o fato de Messina ter Ferrari era uma desonra. Passou 30 anos escondido e foi capturado em 2021. Para felicidade da Ferrari.

Um cliente ideal é Elon Musk. Ele fabrica carros elétricos, foguetes, satélites e mantém contratos até com a Nasa. A Tesla produz ótimos elétricos, mas a imprensa norte-americana sabe que Musk tem um Henessey Venom, com performance "estratosférica". Musk comprou um Venom F5 Roadster que tem motor V8 6.6 twin- turbo de .1842 hps e 164.8 kgfm de torque. Se Musk colocar o Venom na vertical, vai a Lua e chega antes que seu foguete. O F5 faz de 0 a 100 km/h em 2 segundos.

Recentemente a TV norte-americana mostrou o ídolo do rock Steve Tyler, vocalista do Aerosmith, saindo da fabrica da Henessey Perfomance no exclusivo Lonestar Motorsports Park, localizado na cidade de Sealy (Texas). O local tem uma completa estrutura para testes do Henessey. O conversível F5 chega aos 400 km/h como se estivesse na Disney, sem nenhum esforço. É feito em fibra de carbono, materiais plásticos utilizados na indústria aeroespacial e tem 360 kgs a menos do que uma Ferrari.

O segmento passa por um momento de transformação, no qual a eletricidade serve como poderosa aliada O aproveitamento da potência é de mais de 80%, enquanto no carro a combustão a energia é aproveitada, em média, uns 30%. O resto é desperdício.

Outro supercarro de enorme sucesso, o Rimac Nevera, faz de 0 a 120 km/h em 1,74s e chega aos 350 km/h. Para um carro elétrico, é velocidade excepcional. Porque a alta velocidade exaure em pouco tempo as baterias de íon lítio e limita a autonomia. O Nevera também salienta que a indústria automobilística, apesar da presença cada vez mais intensiva da Inteligência Artificial em todas as fases do projeto, ainda depende do talento humano. O criador do Nevera, o engenheiro croata Mate Rimac, fundou a Rimac em 2009 num galpão próximo a sua casa na capital da Croácia , Zagreb. Seu primeiro supercarro foi testado em programas automobilísticos como o Top Gear da BBC, quando mostrou ser mais veloz que a Ferrari. Mate Rimac em pouco tempo transformou-se em ídolo na Croácia. Logo a Porsche se interessou e propôs sociedade para Mate, que aceitou.

A associação com a Porsche prossegue e Mate Rimac desenvolve modelos elétricos de alta performance para a mítica marca. O revolucionário sistema de suspensão e tração do Rimac One ,que propicia capacidade de fazer curvas excepcional foi aperfeiçoado junto à engenharia da Porsche e agora equipa modelos elétricos como o recém lançado Taycan 4S, com 530 hps. O mercado de supercarros é avaliado hoje em mais de 40 bilhões de dólares. Para 2027, a previsão é que chegue a 140 bilhões de dólares. . O Rimac Nevera em sua segunda geração custa 2,5 milhões de dólares. Nos Estados Unidos em 2023, até outubro, foram comercializados 2.2 milhões de supercarros.


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