Cooperativismo caminha lado a lado com a sustentabilidade
Por Emerson Irion de Oliveira, Diretor de Desenvolvimento e Negócios da Unicred Central Geração
publicidade
Julho abre o segundo semestre do calendário anual com a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado sempre no primeiro sábado do mês. Esta data é muito representativa, ainda mais em 2023, quando iniciamos o segundo século desta linda história. A data foi constituída lá em 1923, pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) com o objetivo de chamar atenção para os ideais e a eficiência econômica do sistema cooperativo.
Triunfante, ao longo deste século, o cooperativismo consolidou-se pelo mundo. De acordo com a Federação Internacional de Cooperativas e Seguros Mútuos (ICMF), em 2019, havia 1,2 bilhão de cooperados ao redor do planeta reunidos em mais de três milhões de cooperativas. Elas geram cerca de 280 milhões de empregos globalmente, o que representa 10% do mercado formal e 4% de toda a população mundial.
Porém, não apenas de história vive o cooperativismo. É preciso olhar para as questões do presente. Não por coincidência em um ano tão especial para o sistema o tema escolhido para marcar o Dia Internacional do Cooperativismo foi “Cooperativas para o desenvolvimento sustentável”. Sustentabilidade, aliás, que faz parte da história da Unicred Central Geração. Atualmente, nossas agências estão sendo baseadas em um novo conceito. Um exemplo disso é a de Uruguaiana, na região da Fronteira gaúcha.
Inaugurada em 2019, a unidade é hoje, ao lado de mais algumas outras do sistema, um modelo em se tratando da letra E do ESG (Environmental, Social and Governance), contando com projetor fotovoltaico, telhado verde, arborização, espaço de descompressão e bike point.
As unidades gaúchas, inclusive, fazem parte do mapa de eletropostos do Rio Grande do Sul, em movimento que estamos ampliando para outros locais do Brasil, como ocorreu com a inauguração em Goiânia, em 2022. Os postos de carregamento para carros elétricos ou híbridos, futuro mais do que presente para a logística mundial, ficam disponíveis gratuitamente para a comunidade.
Além disso, a Unicred fomenta iniciativas através da viabilização de linhas de crédito sustentável, voltadas para custear em totalidade projetos do gênero, proporcionando pagamentos a longo prazo e com taxas de juros justas, conforme necessidade do cooperado e de seus objetivos.
Também há projetos como o Semear, cujo objetivo é sensibilizar a população para a importância da consciência às causas que refletem na educação ambiental e cultural.
O Unibem, ação que busca formação, mentoria e captação para projetos locais idealizados por microempreendedores individuais (MEI) e microempresas (ME); o Batalhão do Bem, que busca ressignificar, a partir da ótica da economia circular, o processo de transformação e reaproveitamento dos resíduos descartados pelo 4° Batalhão Logístico a partir da doação de fardas e vestimentas não mais utilizadas pelos militares; e o projeto Energia Solar, da Unicred Integração, que viabilizou a construção de duas usinas fotovoltaicas voltadas para a captação de energia exclusiva para uso em suas Unidades de Negócios, gerando uma economia de cerca de R$ 5 milhões.
Assim como para o Cooperativismo como um todo, a sustentabilidade faz parte de nossa história, sendo, inclusive, um dos motes da nossa campanha institucional Futuro Próspero, que conta com prêmios pensados para gerar experiências sustentáveis e menor impacto ambiental ao planeta. Por isso, manteremos permanentemente nossos olhos abertos a novos horizontes e tendências. Seguiremos dedicados a oferecer sempre mais aos nossos cooperados e parceiros, demonstrando continuamente que ser sustentável é uma escolha não apenas do Sistema Unicred, mas uma necessidade para toda a sociedade.
Feliz Dia Internacional do Cooperativismo!