Sicoob é protagonista no desenvolvimento sustentável do agronegócio
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Sicoob é protagonista no desenvolvimento sustentável do agronegócio

O Sistema Sicoob possui 3.480 agências espalhadas por mais de 1.900 municípios, sendo a segunda maior rede de agências do país

COLABORE

Presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva

publicidade

Nesse 03 de julho, em todo o mundo, é celebrado o Dia Internacional das Cooperativas, conhecido como movimento #CoopsDay. Esse ano, “Reconstruir melhor juntos” será o tema abordado para a data. As cooperativas vão mostrar como estão enfrentando a maior crise sanitária da época. O Sistema de Cooperativas de Créditos Sicoob é protagonista nesse processo, sendo o maior sistema financeiro cooperativo do Brasil.

O Sicoob conta com mais de 5 milhões de cooperados e 3,4 mil pontos de atendimento distribuídos em todo país. Entre os produtos financeiros presentes no portfólio da cooperativa estão: conta corrente, investimentos, crédito, cartões, previdência e consórcio. A cooperativa também oferece seguros, cobrança e principalmente as soluções para o agronegócio, podendo ser acessado em milhares de caixas eletrônicos e canais digitais.

Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, o cooperativismo, desde a sua fundação, em 1844, até hoje, tem sido um modelo de negócios que nunca perdeu a importância e atualidade. Para ele, isso ocorre porque está baseado em uma gestão democrática, com participação de todos os membros, com autonomia e independência, e cuja essência é a cooperação. Além disso, busca o interesse da comunidade e promove uma relação em que todos saem ganhando. “O Sicoob atua fortemente no desenvolvimento sustentável do agronegócio, oferecendo oportunidades para os produtores rurais e expansão dos negócios dos agricultores e produtores de pequeno, médio e grande portes. Para fortalecer a economia no campo e aumentar a produtividade, o Sicoob dispõe de diversas linhas de financiamento, inclusive do BNDES, destinados a pessoas físicas e jurídicas”, afirma Rui.

O Sicoob dispõe de linhas de crédito, Custeio Pronaf, Custeio Pronamp, Empresarial, Comercialização e Industrialização, entre outras que podem ajudar o produtor rural no dia a dia. Em síntese, o Sicoob oferece crédito rural para investir, custear e comercializar a produção, além de seguros para proteger o patrimônio e proporcionar mais tranquilidade ao homem do campo.

Expansão no RS e o desenvolvimento local 

O presidente Rui Schneider da Silva, ressalta que o Sicoob foi muito bem recebido no Rio Grande do Sul. Para ele, o estado tem uma população com diversas tradições, uma longa história de atuação no campo, com cidades que são exemplos para o país. “O maior sistema financeiro cooperativo do Brasil chega para somar esforços, dividir resultados que beneficiem todos e multiplicar oportunidades, no campo e nas cidades. Estamos em solo gaúcho para fortalecer parcerias que deem mais dinamismo à economia e à sociedade, impulsionando o desenvolvimento, para que os frutos desses esforços beneficiem toda a população, de maneira solidária e cooperativa”.

Ele tem como objetivo justiça financeira, desenvolvimento, geração de emprego, renda e qualidade de vida às pessoas, famílias e às comunidades. A carteira de crédito das cooperativas, por exemplo, teve um aumento acumulado de 134,6% entre 2016 e 2020 e passou a responder por 5,1% da carteira de crédito do Sistema Financeiro Nacional. A tendência é que continue essa ascensão e tenha ainda mais destaque na sociedade.

Pesquisa do Sebrae revelou que as empresas  que procuraram instituições financeiras para a obtenção de recursos, durante a pandemia, conseguiram mais sucesso junto às cooperativas.

A taxa de sucesso dos pedidos de empréstimos foi de 31% nas cooperativas, 12% nos bancos privados e 9% nos bancos públicos. Ao contrário dos bancos, que estão fechando agências em todo o Brasil e, consequentemente, cortando empregos, as cooperativas estão expandindo seus pontos de atendimento. O Sicoob abriu 197 agências em 2020, chegando a 3.480 em todo o país, onde está presente em todos os estados e no Distrito Federal. É a segunda maior rede de agências do Brasil. Neste mesmo ano, os quatro maiores bancos de varejo do mercado reduziram em 24% o número de agências em comparação com 2019. Por isso, o cooperativismo de crédito tem demonstrado, de diferentes maneiras, que desempenha um importante papel socioeconômico no enfrentamento à covid-19 e se revela como um importante ator na retomada da economia.

O amplo portfólio de produtos e serviços do Sicoob vai proporcionar mais justiça financeira a milhões de gaúchos, além de alavancar o desenvolvimento regional, criar empregos, gerar renda e qualidade de vida à população. Em todo o Brasil, somos mais de 5,1 milhões de cooperados e em 300 municípios somos a única instituição financeira presente.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895