Coração Gaúcho, Restinga Seca se destaca como um dos principais pontos turísticos do interior do RS
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Coração Gaúcho, Restinga Seca se destaca como um dos principais pontos turísticos do interior do RS

Município localizado no centro do Rio Grande do Sul já colhe os frutos de investimentos no turismo

COLABORE

publicidade

Devido aos seus atrativos turísticos, culturais, naturais e históricos, Restinga Seca sempre foi um destino popular para todos os habitantes da região central do Rio Grande do Sul. Com os últimos investimentos realizados, agora o município, distante 257 quilômetros da capital, atrai cada vez mais turistas de todo o estado.
 
A maior atração da temporada de verão na região é o Balneário das Tunas. Localizado nas margens do rio Vacacaí, distante 12 quilômetros do centro de Restinga Seca, ele se destaca pela sua vasta área verde e estrutura de apoio ao banhista. Mais do que apenas sua bela e extensa faixa de areia, os turistas encontram um calendário completo de eventos e atividades disponíveis para aproveitar durante todo o verão.
 
De acordo com Shaiane Grigoletto Dotto, Diretora de Cultura e Turismo do município, o local disponibiliza uma área de camping bem estruturada, com churrasqueiras, banheiros próximos, quadras e praças para crianças, além de luz e água, espaço para barracas e casas para alugar. O Balneário também conta com mercados, lancherias e presença de ambulância e salva-vidas do Corpo de Bombeiros.
 
A temporada deste ano, que está programada para iniciar na segunda quinzena de dezembro, também terá diversos eventos esportivos, realizados em parceria com o Sesc/RS. Estão previstas competições de corrida de rua, vôlei de praia, futebol de areia, futevôlei, ciclismo e outras atividades. Um quiosque novo, mais próximo ao rio Vacacaí, também foi construído
 
Paulo Ricardo Salerno, prefeito de Restinga Seca, destaca que os investimentos também estão sendo realizados em outros espaços. “Estamos investindo também no município, melhorando os espaços públicos, como é o caso da Estação Férrea, buscando revitalizar para que sejam ocupados por todos”.
 
Visando modernizar e reaver seu potencial turístico, a Estação Férrea teve uma ampla reforma concluída em agosto deste ano. O local agora abriga a Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Cultura, Desporto e Lazer e a Sala do Empreendedor. Entre as atrações também está uma exposição fotográfica de Iberê Camargo, e um memorial ao artista está sendo construído no momento.  Para o dia 11 de dezembro  está marcada a terceira edição do Brick da Estação, uma feira que reunirá expositores e apresentações artísticas.
 
Localizada no Recinto Ferroviário, local que deu início ao município, a Estação Férrea também está ligada a outro pilar cultural da região: o nascimento e infância de Iberê Camargo, em 1914. Considerado um dos maiores nomes da arte brasileira, com mais de sete mil obras produzidas, o pintor, professor e gravurista era filho de um ferroviário, e sempre retornava para a cidade e para a Estação Férrea, por ser o pátio onde viveu seus primeiros anos de vida.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895