Coren-RS realiza Semana da Enfermagem 2021 com foco na valorização de profissionais
CONTEÚDO PATROCINADO

 

Coren-RS realiza Semana da Enfermagem 2021 com foco na valorização de profissionais

Correio Mais Conteúdo

publicidade

Entre os dias 12 e 20 de maio, será realizada a Semana da Enfermagem 2021. Uma série de atividades on-line foram organizadas e programadas pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) no objetivo de debater a necessidade de reconhecimento da categoria. O trabalho de enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares ganhou visibilidade durante a pandemia da Covid19, porém ainda sem a devida valorização a essas(es) profissionais.

A Semana da Enfermagem 2021 contemplam um circuito de cursos e palestras online. Todas as atividades são gratuitas, com temas diversos que estão dentro do contexto da categoria. As transmissões terão a duração de uma a duas horas e ocorrerão tanto pela página do Coren-RS no Facebook quanto pelo canal do Conselho no YouTube. Confira a programação abaixo.

Para a enfermeira e presidente do Coren-RS, Rosangela Gomes Schneider, sempre é tempo de celebrar a Enfermagem, e não apenas no mês de maio, sendo 12 o Dia das(os) Enfermeiras(os) e, 20, das(os) Auxiliares e Técnicas(os). “No entanto, queremos aproveitar o momento de visibilidade, aliado às datas que celebram a categoria. Não somos heroínas e heróis, somos feitas e feitos de carne e osso. A maioria de nós está exausto, trabalhando direta ou indiretamente no combate à pandemia do novo Coronavírus”, destaca.

A dirigente enfatiza a que a Enfermagem é uma das mais numerosas categorias do país, com mais de 2,3 milhões de profissionais atuando no Brasil. “Agradecemos as homenagens e as palmas nas janelas, mas queremos e merecemos muito mais. Precisamos estar juntos e trazer a sociedade conosco para dar voz às nossas reivindicações”, frisa. Entre as pautas, Rosangela cita o Piso Salarial Nacional, que tem Projeto de Lei tramitando no Congresso Nacional. Também em Brasília, outras pautas estão emperradas há anos, como a jornada de 30 horas semanais e o descanso digno.

Ainda sobre a Semana da Enfermagem, o Coren-RS também lançará uma revista online e um documentário retratando o dia a dia das(os) profissionais, o lado humano e a qualidade na assistência prestada, também com foco na busca de valorização e reconhecimento do trabalho desempenhado em defesa da vida.

Confira a programação dos cursos e das palestras:

12 de maio
16h - Saúde mental da Enfermagem: como ser resiliente para lidar com os desafios da profissão
Durante o dia: Lançamento da revista alusiva à Semana da Enfermagem

13 de maio
16h - Papel de conselhos, sindicatos e outras organizações sociais dentro de uma democracia - Projetos de Lei de interesse da Enfermagem e o papel da categoria e do conselho nessa luta

14 de maio
16h - Enfermagem e o Uso das Redes Sociais

17 de maio
16h - SUS e o trabalho da Enfermagem - contexto da Atenção Primária de Saúde

18 de maio
16h - Como manter a motivação em tempos de crise/pandemia

19 de maio
16h - Relação interpessoal na Enfermagem

20 de maio
16h - Cuidado em saúde – a comunicação e o resgate do ser: comunicação não violenta entre profissional e paciente e como a comunicação pode colaborar para um atendimento mais humanizado
- Durante o dia: Lançamento do documentário


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895