São Miguel das Missões: turismo, cultura e religiosidade
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

São Miguel das Missões: turismo, cultura e religiosidade

Conheça e viva a história jesuítico-guarani

COLABORE

publicidade

No noroeste gaúcho, São Miguel das Missões é considerado o principal ponto turístico da Rota das Missões. Conhecer esse lugar é uma verdadeira viagem no tempo, à magia e aos mistérios que permeiam essa terra. A experiência de visitar São Miguel das Missões e presenciar o local onde boa parte da história jesuítico-guarani aconteceu, passando por caminhos em meio à natureza e desfrutando das belíssimas paisagens, torna-se uma verdadeira imersão cultural. A cidade possui uma das maiores heranças dos antigos sete povos jesuítico-guaranis e um dos mais importantes monumentos históricos brasileiros, as ruínas de São Miguel, o único Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade da região sul do Brasil.
 
Dentro do Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, a história das Missões é contada diariamente, ao anoitecer com o Espetáculo Som e Luz, criado em 1978. A atração é uma narrativa que conta o nascimento, o desenvolvimento e o fim da experiência Jesuítico-Guarani, em um espetáculo incrível de som e luzes projetadas na catedral. O texto e roteiro de Henrique Grazziotin Gazzana conta com as vozes de Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Paulo Gracindo, Juca de Oliveira, Rolando Boldrin, Maria Fernanda e Armando Bógus, resultando em uma experiência inesquecível e única.
 
Em São Miguel das Missões se encontram outros atrativos históricos como a Fonte Missioneira, um dos locais onde os índios buscavam água para consumo no período da Redução, e o Monumento Antibandeirante, representação de um personagem histórico do século XVII, um bandeirante em rústicas vestes sertanistas. Esse antimonumento tem várias características interessantes, que se somam às lendas e comportamento dos miguelinos. Além de uma infraestrutura de hotelaria, que é destaque na região, a gastronomia local sem dúvida é um diferencial de outras regiões.
 
Fim de ano nas Missões
 
São Miguel das Missões prepara grandes eventos para o encerramento de 2021. Além do tradicional Réveillon nas Missões, o município vem realizando diversas atrações para o “Natal Arcanjo”.
 
O Projeto do Natal Arcanjo surgiu do desejo de tornar São Miguel das Missões mais bonita, aconchegante e festiva para os moradores e também para os turistas que visitam o município. Ruas e avenidas, além das rótulas, canteiros centrais e praças, estão decorados com pinheiros de madeiras, bonecos de neve, arcos com iluminação em formato de túnel, arranjos de pneus, caixas de presentes, caixotes,
trenó com renas, bicicletas, guirlandas, árvore de led, balanços, e muitos papais e mamães noéis espalhados pela cidade. Além de três totens dos arcanjos para fotografias e um par de asas de mais de dois metros em frente ao sítio histórico de São Miguel das Missões.
 
Para o prefeito de São Miguel das Missões, José Roberto, o período natalino é omais aguardado pela população. “Com a projeção dos eventos durante o período, além de propagar a união e a confraternização entre amigos e familiares, a cidade tende a retomar a economia de forma mais acelerada, movimentando o turismo e o comércio. A nossa cidade está belíssima e aguarda a visita de todos”, destaca.
 
A programação de fim de ano do município inclui diversas atividades, como o espetáculo Sonhos e o Menestral na Magia do Natal, que acontece no dia 11 de dezembro em frente à Igreja Matriz da cidade. No dia 18 acontece a Cavalgada do Bem, organizada pelo grupo As Maragatas, que ainda no dia 19 irão animar o “Domingo na Praça”, um evento com brinquedos e a presença do Papai Noel na Praça Guarani. Encerrando as programações natalinas, no dia 20 de dezembro realiza-se o Desfile de Natal com show de Rogério Magrão e Banda.
 
Já o Réveillon nas Missões contará com o tradicional espetáculo Som e Luz, o show pirotécnico e o show musical da Virada com a dupla Renan Moura e Rafael.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895