Safra de arroz conta com a segunda geração do sistema Clearfield®
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Safra de arroz conta com a segunda geração do sistema Clearfield®

Responsável por quase a totalidade da produção gaúcha do grão, a região deve desafiar os orizicultores do plantio à colheita

Correio Mais Conteudo

publicidade

O plantio da próxima safra de arroz enfrenta uma série de desafios. O principal deles está no verdadeiro quebra-cabeça trazido pelo excesso de chuva vindo com fenômeno El Niño. Da mesma forma como as altas temperaturas proliferam o aparecimento de fungos e pragas nas lavouras da metade Norte do Rio Grande do Sul, os solos encharcados da metade Sul exigem uma nova estratégia para os cultivos de verão, principalmente para o arroz. Responsável por quase a totalidade da produção gaúcha do grão, que, na safra passada ficou em 7,2 milhões de toneladas, a região Sul deve desafiar os orizicultores do plantio à colheita.

Para enfrentar e vencer esse cenário desafiador, o produtor conta com a tecnologia Clearfield®, desenvolvida pela BASF, que chega à segunda geração com a semente híbrida LD 522CL. De ciclo intermediário, a variedade é semeada em outubro, na densidade de 40 quilos por hectare. O vigor inicial é alto e, conforme o manejo e a localidade onde a lavoura é implantada, a tecnologia pode produzir até 15,5 toneladas de arroz por hectare com 62% de grãos inteiros.

Obtido a partir da seleção convencional e natural da planta de arroz, o híbrido integra a segunda geração do sistema e obtém seu ápice produtivo com a utilização do herbicida Kifix®, também da BASF.

“O Sistema Clearfield® poderá auxiliar os rizicultores nesta safra. Com temperaturas mais altas, e umidade no solo pelas sucessivas precipitações proporcionadas pelo fenômeno El Niño, o fluxo de plantas daninhas deverá ocorrer de forma constante e intensa, diferente das safras passadas onde a estiagem e o frio, ocasionados pelo fenômeno La Niña mudaram essa dinâmica. Neste cenário, herbicidas com ação de solo e sobre a parte aérea aliados ao amplo espectro de controle são fundamentais. O Kifix®, solução recomendada para tecnologia Clearfield® apresenta esses diferenciais”, explica o gerente de Marketing de Arroz da BASF, José Mauro Guma.

Segundo Guma, dessa forma será possível controlar um amplo espectro de plantas daninhas, ter uma lavoura limpa, com alto potencial produtivo e qualidade superior de grãos. Outro ponto importante a observar, é a genética da semente. “É importante utilizar cultivares com estabilidade produtiva. As cultivares híbridas, que apresentam o vigor híbrido ocasionado pela heterose do cruzamento genético, demonstram maior adaptabilidade e resposta aos estresses abióticos, como excesso e falta de chuvas, frio e calor intenso”, reforça Guma.

O sistema de produção Clearfield® é adotado em 85% da área cultivada com o cereal em todo o Brasil. Desenvolvido inicialmente para controlar o arroz vermelho, atualmente auxilia o produtor a diminuir a incidência de outras plantas daninhas de folhas estreitas e largas. Atualmente, o Clearfield® integra o guarda-chuva da marca Lidero™, criada especialmente para as sementes híbridas de arroz da BASF. E conta também com a tecnologia do sistema Provisia® para potencializar sua eficiência. O resultado, segundo Guma, é um ciclo virtuoso através do qual as “tecnologias irmãs” atuam de forma conjunta e rotacionada com a soja.

O executivo lembra que a cultura de arroz é estratégica para a BASF, que investe aproximadamente 950 milhões de euros ao ano em pesquisas no mundo. “A cultura de arroz é estratégica para a empresa. Nós construímos com o rizicultor – especialmente do Sul - um sistema conjunto rotacionado e sustentável, capaz de diminuir a utilização de defensivos, ampliar a produtividade e manter o potencial produtivo da terra e do meio ambiente”, finaliza.

Atenção: este produto é perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Uso agrícola. Venda sob receituário agronômico. Consulte sempre um agrônomo. Informe-se e realize o manejo integrado de pragas. Descarte corretamente as embalagens e os restos dos produtos. Leia atentamente e siga as instruções contidas no rótulo, na bula e na receita. Utilize os equipamentos de proteção individual. O produto KIFIX® está devidamente registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária sob o número 7907.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895