SUD democratiza consumo de cerveja artesanal no País
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SUD democratiza consumo de cerveja artesanal no País

Depois de conquistar os mercados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, a empresa planeja expandir a distribuição de cerveja artesanal para outros estados

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A ideia nasceu do showroom de uma grande fornecedora de equipamentos industriais para cervejarias. Aos poucos, conquista o Rio Grande do Sul com a marca própria de cervejas. Este é o conceito principal da SUD – Birrificio Artigianale. Nascida em Bento Gonçalves, na Serra, tem como diferencial a expertise adquirida ao longo dos anos a partir de sua empresa-mãe, a Egisa, fundada em 1994. Atualmente, a maior fabricante de máquinas do gênero do Brasil.

“Ela nos dá um conhecimento industrial. A possibilidade de expansão e um suporte técnico imediato que é incomparável com qualquer cervejaria do mundo atualmente. Os fabricantes do nosso equipamento, que é de ponta, estão do outro lado da rua”, afirma o gestor técnico da SUD, Bernardo Gava. A história da cervejaria como marca independente iniciou por volta de 2014. Na época, as cervejas artesanais deixaram de ser produto de nicho e passaram a se popularizar no país.

Gava, que ingressou como mestre cervejeiro, viu uma oportunidade no growler em formato garrafa de plástico pet, cuja ideia depois passou a ser utilizada por outras marcas. A embalagem também é reciclável e ecologicamente sustentável. “A pandemia diminuiu muito o poder aquisitivo do brasileiro, e a cerveja artesanal, que tem um valor agregado maior, teve redução no consumo. Começamos a colocar a mesma pilsen do barril e da garrafa de vidro no growler. Isto possibilitou com que chegássemos com o produto na ponta, com valor mais acessível para o consumidor."

A mudança na embalagem permitiu inclusive a incorporação de novos pontos de venda à marca, como supermercados, restaurantes e bares. Antes, a venda era restrita a distribuidores e lojas de bebidas. “Não há mais aquele preconceito, especialmente na Serra, de que chope no growler é de baixa qualidade. Conseguimos distribuí-la já em Santa Catarina e São Paulo. Estamos sendo reconhecidos”, pontua ele. A qualidade já é reconhecida pelos diversos prêmios conquistados, entre eles, o World Beer Awards 2018.

Um dos conceitos e missões da marca é a democratização da cerveja artesanal. “Isto significa colocar um produto de qualidade e colocá-lo por um preço acessível para muito mais gente do que havia sido até o momento. Acreditamos veementemente que este formato vai fazer com que o consumo de cerveja artesanal cresça em todo o país”, salienta Bernardo. Outra vantagem é a dispensa de conservantes e pasteurização: fazendo com que o produto nao perca qualidade devido à oxidação durante os processos de estabilização, chegando mais fresco nas prateleiras. Ainda assim, conta com uma validade de 120 dias, o que é considerado por Bernardo como único em seu segmento.

Em 2021, a SUD criou uma linha de cervejas especiais, hoje composta pela Pilsen Extra, Weizenbier, IPA, Witbier, Bock e Session IPA. “Estamos colocando no mercado um produto de alta competitividade”, comenta Bernardo. Historicamente de colonização italiana, a região serrana tem vinhos e espumantes como bebidas tradicionais. A SUD busca desafiar este conceito, afirma o gestor, com a qualidade do produto, assim como ocorre em outros itens da culinária.

“Somos de origem italiana, mas somos brasileiros. Hoje, 80% da população adulta brasileira consome cerveja. Aqui, nossos vinhos, de fato, são de qualidade. Assim como todos os produtos culinários feitos na região. O pessoal da Serra gosta de produtos de qualidade feitos aqui!”. Para o futuro, a marca, que vai começar a produzir em uma nova fábrica no mês de outubro, planeja sua expansão para outros estados, e ainda lançar uma cerveja por estação do ano, num sistema sazonal, além da linha fixa.

“Durante o verão e a primavera, devemos lançar cervejas mais frutadas, mais leves, e no outono e inverno, mais quentes, escuras, caramelizadas." Até o final do ano, a SUD projeta ainda reabrir o pub próprio durante o ano todo, já que hoje o empreendimento é aberto somente em ocasiões como casamentos e formaturas, assim como as visitas à fábrica. “Queremos fazer um trabalho turístico e tirar proveito da região onde nos encontramos”, salienta Bernardo.


Foto: SUD Birrificio Artigianale / Divulgação


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