Braspol Santa Rosa conquista incentivos para projetos

Braspol Santa Rosa conquista incentivos para projetos

O recurso visa subsidiar o curso do idioma polonês e a Semana Cultural Polonesa, com o intuito de realizar um encontro de descendentes de poloneses da região

COLABORE

publicidade

 

No ano de 2021, foram feitos dois projetos pela Braspol Santa Rosa (Comunidade Polonesa no Brasil) com o objetivo de obter apoio financeiro do consulado geral da república da Polônia em Curitiba, que garantiu o subsídio para a comunidade brasileiro-polonesa de Santa Rosa. O apoio financeiro  irá subsidiar um curso do idioma polonês e a Semana Cultural Polonesa, com o intuito de realizar um encontro de descendentes de poloneses da região (Santa Rosa, Cândido Godoy, Tuparendi, Porto Mauá, Alecrim, Horizontina, Três de Maio, Giruá, Guarani das Missões, Santo Ângelo, Ijuí e Alegria).

O curso do idioma polonês já acontece e está sendo realizado em forma virtual, por conta da pandemia. Pensando na metodologia de ensino, os alunos foram divididos em duas turmas: os iniciantes, às terças e quartas-feiras, e a turma de conhecimento avançado, aos sábados.

Já a Semana Cultural Polonesa será realizada em data futura ainda não definida, também por conta da pandemia. Além do encontro de descendentes poloneses, está nos planos a condecoração de pessoas e autoridades que contribuíram para a organização da comunidade e o desenvolvimento do município, palestras sobre a história da Polônia e da imigração, apresentação de danças folclóricas polonesas e um almoço de confraternização, com gastronomia típica.

A Braspol Santa Rosa foi fundada em 2000, com o objetivo de resgatar e perpetuar a cultura, os costumes e a tradição trazida pelos antepassados vindos da Polônia no século XIX. Em 2010 foi criada a casa polonesa (Dom Polski), no Parque de Exposições de Santa Rosa, onde foi implementado também um museu da etnia.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895