Cooperativa oferece curso de libras

Cooperativa oferece curso de libras

Iniciativa da Cotrirosa, em Santa Rosa, ocorreu através de parceria com o Sescoop/RS

COLABORE

As atividades iniciaram em fevereiro, de forma presencial, e terminaram no formato à distância

publicidade

Oportunizar cursos e palestras para ter uma qualificação constante sempre foi prioridade em uma cooperativa da região Noroeste. Esse ano, em função da pandemia, a realidade precisou ser alterada, mas sem perder oportunidades. A tecnologia foi uma aliada dos profissionais que continuaram se atualizando mesmo sem sair da empresa.

 Um das ações de destaque em 2020, na Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda (Cotrirosa), foi o curso de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. As aulas ocorreram através de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS). A instrutora do Programa de Desenvolvimento Profissional Cooperativo – Capacita, Regina Zambon Schmidt, destaca que o curso tratou assuntos como introdução e história do surdo no Brasil, parâmetros como configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação, libras escrita e tácteis, alfabetos manuais e numerais, entre outras informações importantes para a comunicação.

As atividades iniciaram em fevereiro de forma presencial e terminaram no formato à distância. O curso teve um total de 40 horas e foi extremamente produtivo, segundo a assessora Zélia Savoldi. “Foi muito importante para promover a integração e socialização com os funcionários que possuem deficiência auditiva. O aprendizado é mútuo e só nos faz crescer como profissionais e seres humanos”.

A Cooperativa também realizou a palestra “Os desafios e encantos da inclusão social no ambiente de trabalho”, destinada para funcionários dos 18 municípios da região de atuação da Cotrirosa. A ação teve como objetivo capacitar e preparar os funcionários para disseminar a cultura da inclusão, promovendo o crescimento individual e coletivo pela convivência com as diferenças e o reconhecimento do valor da diversidade. Essa foi outra atividade desenvolvida de forma on-line e uniu profissionais de diversas unidades. Os eventos fazem parte do programa de inclusão social da Cooperativa.


publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895