Desenvolvimento de app Atlas de Histologia foi criado para auxiliar o aprendizado de alunos

Desenvolvimento de app Atlas de Histologia foi criado para auxiliar o aprendizado de alunos

Iniciativa da Universidade de Cruz Alta visa auxiliar os alunos permitindo flexibilidade, interação e motivação para absorção dos conteúdos

COLABORE

Banco de fotomicrografias

publicidade

A Universidade de Cruz Alta trabalha em um projeto de inovação tecnológica desenvolvido por iniciativa dos cursos de Biomedicina e Ciência da Computação. Trata-se de um aplicativo móvel e web destinado ao estudo da histologia. 

O formato escolhido pela equipe que trabalha no projeto foi de um atlas. O material é composto por banco de imagens construído a partir de lâminas histológicas disponíveis no acervo do Laboratório de Histologia da Instituição. Para isso foi realizado fotomicrografia com identificação de estruturas através de legendas, ajustes de imagens em menor e maior aumento e elaboração de textos de apoio baseado na literatura científica.

As ações de trabalho foram divididas em duas fases: a primeira diz respeito ao desenvolvimento do atlas de histologia básica e a segunda ao desenvolvimento do sistema. 

O banco de imagens da primeira fase do projeto do app conta com 51 fotomicrografias. As fotos englobam tecidos, órgãos diferentes e 119 indicações de estruturas específicas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem, além dos textos de apoio.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895