Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes finaliza primeira etapa de revitalização

Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes finaliza primeira etapa de revitalização

As mudanças qualificam o atendimento junto à comunidade regional

Por
COLABORE

A revitalização de mais de 30 leitos de internação já foi concluída


publicidade

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes (HPBM), de Passo Fundo, um dos cinco hospitais com essa especialidade no Estado, finalizou a primeira etapa de uma ampla reforma. Parte do valor utilizado para a revitalização foi obtido através de convênios firmados com prefeituras que integram a Associação de Municípios do Planalto.

O movimento em prol da renovação do hospital iniciou com o apoio da comunidade. A conclusão da obra foi possível por meio da participação de empresários, entidades, doações da comunidade e das prefeituras, que foram somados aos recursos próprios do HPBM. O projeto de revitalização iniciou em 2018, explica o administrador do HPBM, Luciney Bohrer. “O movimento comunitário em prol do hospital começou em um período em que a instituição enfrentava dificuldades financeiras para a manutenção da estrutura e do atendimento”. Com a mobilização da sociedade, o papel do hospital no cenário regional ganhou ainda mais destaque. Luciney conta que ao longo desses dois anos ações como bailes, shows beneficentes e campanhas de troco solidário foram realizadas. 

A primeira etapa da obra contou com a aquisição de novos móveis, pintura e troca do piso interno das unidades de internação. Foram reformadas áreas de consultórios, postos de enfermagem, espaço de convivência de pacientes e para visita de familiares. “A revitalização de mais de 30 leitos de internação já foi concluída e na próxima etapa mais leitos serão contemplados”, comenta o administrador. Atualmente, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes atende cerca de 100 municípios da região norte do Rio Grande do Sul. A estrutura conta uma área de 6.000m² e 82 leitos.