Live lembra os 380 anos da batalha de M’Bororé

Live lembra os 380 anos da batalha de M’Bororé

Evento acontece na página do Facebook da Rádio Cidade, de Santo Ângelo

COLABORE

A live acontece as 20h

publicidade

Essa semana é marcada pelos 380 anos da histórica batalha de M'Bororé, que aconteceu na região das Missões. Os fatos foram registrados na fronteira com a Argentina, em Porto Vera Cruz, no Brasil, e no município de Panambi, na Argentina. O escritor e pesquisador José Roberto de Oliveira, de Santo Ângelo, apresentará parte de sua pesquisa em uma live hoje à noite, às 20h, na página da Rádio Cidade, de Santo Ângelo, mediada pelo apresentador Jairo Ferreira.

A Batalha de M’Bororé, ocorreu entre 11 e 18 de março de 1641, na confluência entre o Rio Uruguai e o Rio M’bororé, próximo ao Penhasco M’Bororé, em Porto Vera Cruz, onde os nativos guaranis aniquilaram os bandeirantes. Conhecidos como “caçadores de índios”, os bandeirantes paulistas eram um grupo organizado que avançava e explorava terras desconhecidas pelo interior do Brasil. 

Os bandeirantes ficaram conhecidos, de certa forma, como responsáveis pela expansão e extensão territorial brasileira, pois eles foram “semeadores” de vilarejos onde em muitos lugares se constituíram cidades. Por outro lado, como conta a história, eles foram predadores da vida humana, perseguindo e exterminando com povoados indígenas. O escritor prepara ainda o lançamento de um livro, de sua autoria, previsto para o mês de abril, sobre a Batalha de M’Bororé.


publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895