Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí lança exposição virtual “As mulheres que estão no mapa”

Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí lança exposição virtual “As mulheres que estão no mapa”

Exposição é alusiva ao Dia Internacional da Mulher

COLABORE

A exposição pode ser acompanhada pelo celular, computador ou tablet.

publicidade

A partir de hoje,  8 de março, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), de Ijuí, proporciona à comunidade, de forma online, por meio do endereço sites.google.com/unijui.edu.br/mulheres/, uma exposição com temática presente nos debates atuais, mas com uma perspectiva municipal. “As mulheres que estão no mapa” é o nome da exposição virtual que aborda a visibilidade e a representação feminina no contexto das ruas de Ijuí, uma vez que as mulheres representam mais de 50% da população.

A mostra é uma reedição, no formato virtual, da exposição que já aconteceu de forma física no espaço temporário do Museu. Essa reedição marca um momento importante na história da Instituição. Neste ano, a comunidade acompanhará mais exposições virtuais reeditadas e que marcaram a história do Museu, como uma forma de comemorar os 60 anos de fundação do MADP.

A educadora e historiadora do Museu Antropológico Diretor Pestana, Belair Aparecida Sstefanello, ressalta a importância da memória e da história para refletir as questões de gênero e afirma que "a exposição é fruto de uma pesquisa realizada pela equipe do Madp no seu arquivo preservado e também no arquivo municipal disponibilizado, o que gerou um produto composto por fotos e dados biográficos reunidos em um site sobre as mulheres que dão nome às ruas de Ijuí. Esse conteúdo disponibilizado ao público também é acompanhadas de gráficos e comparativos que mostram a desigualdade de gênero no reconhecimento ou homenagem a homens e mulheres tanto na nominação, quanto no tamanho ou importância das ruas. Com esta exposição esperamos dar visibilidade para a presença das mulheres na história local, levantando um debate em torno da representação feminina no contexto das ruas de Ijuí, bem como ampliar o debate em torno das relações de gênero e classe, para a superação das desigualdades entre mulheres e homens".

Como conjunto da exposição, no dia 18 de março acontecerá um webinar, no canal do Youtube do Museu, com o título “Somos todas feministas! Entendendo os conceitos e a vida prática”. A palestra será ministrada por Ana Maria Colling, doutora e pesquisadora do tema, e mediada por Graciele Fabricio, historiadora e integrante da diretoria da APMI - Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ijuí, que desenvolverá, em parceria com o Museu, a conversa.


publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895