Novembro Roxo busca sensibilização sobre a prematuridade

Novembro Roxo busca sensibilização sobre a prematuridade

Hospital Vida & Saúde realiza ações durante todo o mês, alusivas a data

COLABORE

Bebês internados posaram de super-heróis para fotógrafa

publicidade

O mês de novembro tem uma cor diferente na UTI Neonatal do Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa. É o novembro roxo, o mês em alusão a prematuridade. Neste período, a casa de saúde  exibe uma decoração especial em alguns setores, como o Banco de Leite Humano e a UTI Neo, buscando a sensibilização sobre o tema. No dia 17 de novembro a data é celebrada no mundo todo, sendo lembrado como o Dia Mundial da Prematuridade. Estima-se que, no Brasil, cerca de 12% dos nascimentos são prematuros, ou seja, cerca de 340 mil bebês nascem antes do previsto no país.

Com uma taxa de ocupação de 92%, a UTI Neonatal do Hospital Vida & Saúde conta com 10 leitos e é cadastrada na Central de Leitos do Estado, recebendo pacientes de várias regiões. Com uma equipe multiprofissional, a UTI Neonatal tem uma média de 20 internações por mês. São pequenos guerreiros, que chegam, em sua maioria, pesando pouco mais de 1kg e que permanecem aos cuidados dos profissionais até alcançar melhores níveis de desenvolvimento.

Neste período, papais e mamães também são acolhidos pela equipe, que de forma humanizada, busca diminuir angústias e tirar dúvidas sobre a saúde dos bebês. Um apoio fundamental ao longo da internação, é o do Banco de Leite do Hospital, que diariamente recebe e prepara a alimentação a base de leite materno para os pequenos. Em média, são dois litros de leite por dia para atender a demanda. Além disso, as profissionais do banco prestam todo apoio as mamães durante a amamentação de seus bebês.

Todos os anos, no mês de novembro, a Unidade celebra a recuperação dos bebês que passaram pela UTI, promovendo a Festa da Prematuridade. Com a pandemia, este ano, a festa precisou ser cancelada, mas o mês não passa em branco. Logo nos primeiros dias de novembro, por exemplo, os bebês internados posaram de super-heróis para as lentes da fotógrafa Natacha Pacheco.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895