Prefeitura de Santa Maria amplia debate sobre políticas públicas para as mulheres

Prefeitura de Santa Maria amplia debate sobre políticas públicas para as mulheres

Representantes do Poder Público Municipal e de pautas ligadas à população feminina se reuniram no gabinete do prefeito Jorge Pozzobom

COLABORE

publicidade

A Prefeitura de Santa Maria realizou mais uma reunião para tratar do fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. O encontro seguiu o combinado na última conversa sobre o tema. A reunião foi realizada no gabinete do prefeito Jorge Pozzobom, no Centro Administrativo Municipal, e contou com um número maior de representantes de pautas ligadas à população feminina. 

O Município foi representado, além do prefeito, pelo chefe da Casa Civil, Alexandre Lima, pelo secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, e pela enfermeira Bruna Dedavid da Rocha, responsável pelas políticas de saúde da mulher e da criança na Secretaria Municipal de Saúde.

Entre as participantes da reunião, também estiveram a promotora Daniela de Quadros Mallmann Paz, do Ministério Público Estadual; a professora aposentada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrante do Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e coordenadora da campanha Santa Maria 50 – 50, Maria Celeste Landerdahl; a professora da UFSM e coordenadora do Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Laura Ferreira Cortes; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Rosane Brum Vargas; a conselheira do Comdim Elizabeth Mazza; a assistente social do Espaço de Atenção à Mulher Bem-Me-Quero, Priscilla La Flor Duarte; a psicóloga do Espaço de Atenção à Mulher Bem-Me-Quero, Ticiane Raimundo da Silva, e a vereadora Marina Callegaro, da Procuradoria Especial da Mulher, da Câmara de Vereadores de Santa Maria. 

Troca de ideias

Por meio de uma videoconferência, o grupo conversou com a advogada Carolina Rodrigues, do Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado. Ela tirou dúvidas sobre como funciona o processo de implantação de um Centro Municipal de Referência da Mulher, uma das possibilidades que são estudadas pela Prefeitura para atender às demandas do público feminino. 

“Santa Maria tem uma estrutura excelente para desenvolver as políticas públicas para as mulheres, com as universidades, o Ministério Público, os abrigos, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. E um Centro de Referência iria qualificar ainda mais esse conjunto”, comentou Carolina. 

O prefeito Pozzobom reafirmou que a atual gestão está comprometida em investir nas políticas públicas voltadas às mulheres, bem como ampliá-las e reorganizá-las. “O que estiver ao nosso alcance, nós vamos fazer. Sempre com os pés no chão e responsabilidade”, afirmou Pozzobom.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895