Realizada a XII abertura oficial do plantio da soja no Rio Grande do Sul

Realizada a XII abertura oficial do plantio da soja no Rio Grande do Sul

Com várias autoridades presentes, o plantio da soja foi oficialmente aberto em Júlio de Castilhos

COLABORE

As autoridades se dirigiram até as plantadeiras e participaram do ato simbólico de abertura oficial

publicidade

Nesta terça-feira, 11, o Rio Grande do Sul abriu oficialmente o plantio da soja em Júlio de Castilhos. O evento contou com a presença ilustre do Governador Ranolfo Vieira Júnior, do Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, do Prefeito de Júlio de Castilhos, Bernardo Quatrin Dalla Corte, da Secretária Municipal da Agricultura, Ana Paula Alf Lima Ferreira,  do Deputado Federal, Heitor Schuch, do Presidente da FAMURS, Paulinho Salerno, do Vice-presidente da FARSUL, Elmar Conrad, do Presidente da COTRIJUC, Caio Vianna, do Presidente do Sindicato Rural de Júlio de Castilhos, Rodrigo de Siqueira Martins, do Presidente da ACCIJUC e Conselheiro da FEDERASUL, Júlio Cesar Batistella e demais autoridades, lideranças, empresários e produtores rurais.

Segundo estimativa inicial da safra divulgada pela Emater/RS-Ascar no final de agosto, a produção de soja pode alcançar no Estado 20,5 milhões de toneladas no ciclo 2022/2023. A área plantada está projetada em 6,5 milhões de hectares. Atualmente, o RS reveza a segunda posição nacional, de maior produtor de soja, com o Paraná. Ambos ficando atrás somente do Mato Grosso.

“A cadeia da soja representa cerca de 20% do PIB gaúcho. É um segmento que olhamos com muita atenção. Por isso, uma das nossas diretrizes foi mitigar ações para ajudar os produtores em momentos de estiagem, que infelizmente, são mais frequentes e acentuados. Mas esta nova safra traz uma boa expectativa, e deveremos seguir como o segundo estado produtor de soja do país, só atrás de Mato Grosso. O sucesso do campo é o sucesso do nosso Estado”, disse o governador.

Ainda, na ocasião, foi entregue uma placa para a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO), como forma de reconhecimento pelos 85 anos do Centro de Pesquisa de Sementes. Ao final da cerimônia, as autoridades se dirigiram até as plantadeiras e participaram do ato simbólico de abertura oficial do plantio da soja no Rio Grande do Sul. E, dentro da programação, ainda no Sindicato Rural, aconteceu o dia de negócios e exposição de empresas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895