Começa mais uma temporada da NFL

Começa mais uma temporada da NFL

Até 8 de janeiro de 2023, acontecem os jogos da 103ª edição da liga de futebol americano, que tem muitos fãs conquistados no Brasil

A NFL conta com 32 times, divididos nas Conferências Americana (AFC) e Nacional (NFC). E cada uma delas tem quatro divisões: Leste, Sul, Norte e Oeste. Os times fazem 17 partidas em 18 semanas na emporada regular, com os sete melhores de cada conferência avançando para os playoffs

Por
Chico Izidro

Setembro chegou e com ele a nova temporada da NFL (National Football League), a liga de futebol americano, e a 103ª da história, que há muitos anos se transformou em paixão de muitos fãs no Brasil. A rodada inicial teve início na quinta-feira, com o confronto do atual campeão Los Angeles Rams e o Buffalo Bills, e será encerrada na segunda-feira, com o embate entre Denver Broncos e Seattle Seahawks. A temporada regular irá até 8 de janeiro de 2023. Na semana seguinte, será iniciado o fim de semana de Wild Card, o primeiro dos playoffs. A disputa do título acontecerá no Super Bowl 57, maior evento do ano dos esportes americanos e um dos maiores do mundo. Tem data marcada para o dia 12 de fevereiro e será realizada no State Farm Stadium em Glendale, Arizona.

Ainda não se sabe quem será a atração do show do intervalo, mas a cantora pop Britney Spears estaria em negociações para ser a principal atração. E ela teria pedido para contar com as participações de Madonna e Iggy Azalea no espetáculo. Christina Aguilera também teria sido chamada, mas rejeitou o convite. No Brasil, o campeonato pode ser acompanhado por meio da TV por assinatura, na ESPN, junto ao Star+, via streaming. Na TV aberta, a RedeTV! oferecerá VTs de um jogo por rodada durante a temporada regular.

A NFL conta com 32 times, divididos nas Conferências Americana (AFC) e Nacional (NFC). E cada uma delas tem quatro divisões: Leste, Sul, Norte e Oeste. Os times fazem 17 partidas em 18 semanas na temporada regular, com os sete melhores de cada conferência avançando para os playoffs, geralmente disputados em janeiro. A partir desta etapa, os confrontos ocorrem em jogo único, na casa do melhor time colocado, até o final, disputada entre o campeão da Conferência Nacional e o campeão da Conferência Americana. Não existe rebaixamento no torneio.

O título da temporada conta com cinco favoritos: Buffalo Bills, Tampa Bay Buccaneers, Kansas City Chiefs, Los Angeles Rams e Green Bay Packers. E os Rams têm contra si a maldição do atual campeão. Desde 2004/05, com o New England Patriots, que um time não consegue vencer Super Bowls consecutivos. Correm por fora San Francisco 49ers, Los Angeles Chargers, Baltimore Ravens, Dallas Cowboys, Denver Broncos e Tennessee Titans.

Os maiores campeões da NFL, ambos com seis títulos, são Pittsburgh Steelers (1974, 1975, 1978, 1979, 2005 e 2008) e New England Patriots (2001, 2003, 2004, 2014, 2016 e 2018). Em seguida aparecem com cinco o San Francisco 49ers (1981, 1984, 1988, 1989 e 1994) e Dallas Cowboys (1971, 1977, 1992, 1993 e 1995). Green Bay Packers e New York Giants vem na sequência, com 4 títulos. Los Angeles/Oakland Raiders, Washington Redskins e Denver Broncos possuem 3 títulos. Já o atual campeão, Los Angeles Rams, tem duas conquistas. A segunda foi obtida em fevereiro, quando derrotou o Cincinnati Bengals por 23 a 20. A primeira ocorreu em 1999, quando a franquia ainda se chamava Saint-Louis Rams, e estava sediada no estado de Missouri. Também com dois campeonatos obtidos estão Miami Dolphins, Baltimore/Indianapolis Colts, Baltimore Ravens, Kansas City Chiefs e Tampa Bay Buccaneers. New York Jets (1968), Chicago Bears (1985), New Orleans Saints (2009), Seattle Seahawks (2013) e Philadelphia Eagles (2017) ganharam o Super Bowl uma vez em suas histórias.

Tennessee Titans, Atlanta Falcons, San Diego Chargers, Bufallo Bills, Cincinnati Bengals, Minnesota Vikings, Arizona Cardinals, Detroit Lions, Cleveland Browns, Jacksonville Jaguars, Houston Texans e Carolina Panthers são as equipes que buscam o primeiro troféu de campeão. Desses 12, quatro jamais disputaram o Super Bowl: Browns, Lions, Texans e Jaguars. Da turma dos vices, o mais emblemático é o caso do Buffalo Bills, que chegou a quatro finais seguidas (1990, 1991, 1992 e 1993), mas perdeu todas: contra Giants, Washington Redskins e duas vezes para os Cowboys.

NOVIDADE

Uma novidade nesta temporada é que o time de Washington tem novo nome: Washington Commanders. A equipe estava sem nome oficial desde 12 de julho de 2020, quando o clube deixou de usar o apelido “Redskins” (peles vermelhas em português), termo considerado racista contra os povos indígenas nos Estados Unidos. Depois de aposentar o “Redskins”, o clube passou a usar o nome Washington Football Team. Em seu perfil no Twitter, os Commanders publicaram: “Um legado. Um futuro unificado. Nós somos o Washington Commanders”.

Já o craque Tom Brady, quarterback famoso no Brasil por ser casado com a modelo e empresária Gisele Bündchen, vai jogar a sua 23ª temporada na NFL, mais uma vez defendendo o Tampa Bay Buccaneers. “Percebi que meu lugar ainda é dentro do campo e não nas arquibancadas. Esse dia vai chegar, mas não é agora. Eu amo meus companheiros, e amo minha família que está me apoiando”, disse ele, que está com 44 anos. Esta será a terceira com a camisa dos Bucs. Antes, foram 20 anos atuando pelo New England Patriots. São sete títulos de Super Bowl (seis com os Patriots e um com os Bucs), três títulos de MVP, 15 Pro Bowls, 5 MVP's de Super Bowl e vários recordes.

O Buffalo Bills entra mais uma vez com força, querendo quebrar o tabu de nunca ter vencido o Super Bowl. A franquia possui base sólida, mas foi buscar a experiência do linebacker Vonnie B’Vsean Miller Jr., conhecido como Von Miller, peça chave na conquista dos Rams no ano passado. Ele é um upgrade em relação a Mario Addison, que saiu para o Houston Texans. Da mesma forma, Kaiir Elam chega do draft para substituir Levi Wallace, que foi para o Steelers.

Divisões da AFC e da NFC


Foto: HARRY HOW / AFP / CP

AFC

  •  Norte: Baltimore Ravens, Cincinnati Bengals, Cleveland Browns, Pittsburgh Steelers.
  •  Sul: Houston Texans, Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars, Tennessee Titans.
  •  Leste: Buffalo Bills (foto), Miami Dolphins, New England Patriots, New York Jets
  •  Oeste: Denver Broncos, Kansas City Chiefs, Oakland Raiders, San Diego Chargers.


NFC

  •  Norte: Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers, Minnesota Vikings.
  •  Sul: Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints, Tampa Bay Buccaneers.
  •  Leste: Dallas Cowboys, New York Giants, Philadelphia Eagles, Washington Redskins.
  •  Oeste: Arizona Cardinals, Los Angeles Rams, San Francisco 49ers, Seattle Seahawks.

Calendário internacional

Como de costume, a NFL terá partidas de temporada regular fora dos Estados Unidos. Além de Inglaterra e México, que já foram utilizados no passado, agora haverá um jogo na Alemanha. O calendário de confrontos :

  • 2/10 - Saints x Vikings (Tottenham Hotspur Stadium, em Londres, na Inglaterra)
  • 9/10 - Packers x Giants (Tottenham Hotspur Stadium, em Londres, na Inglaterra)
  • 30/10 - Jaguars x Broncos (Wembley, em Londres, na Inglaterra)
  • 13/11 - Bucs x Seahawks (Allianz Arena, em Munique, na Alemanha)
  • 21/11 - Cardinals x 49ers (Estádio Azteca, na Cidade do México, no México)
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895